O Metropolitano não conseguiu quebrar o tabu de nunca ter vencido o Figueirense no estádio Orlando Scarpelli. Mesmo após duas vitórias heroicas contra Chapecoense e Criciúma, o time do Vale foi facilmente batido pelo Figueira neste sábado por 2 a 0 e disse adeus às chances de se classificar para a Copa do Brasil 2017. Já o time da Capital garantiu a quarta posição na classificação geral do Estadual.

Continua depois da publicidade

O jogo foi morno, sem grandes emoções. O Metropolitano foi dominado pelo Figueirense na primeira etapa, sem conseguir atacar e oferecendo pouquíssimo perigo ao goleiro Gatito Fernandez. O alvinegro apostava em ataques com velocidade do trio Dudu, Gabriel Esteves e Ermel. Foi num desses lances que Ermel saiu livre na entrada da área, tentou encobrir o goleiro Samuel, a bola bateu na trave, foi afastada pelo zagueiro Elton e, na sobra, o próprio Ermel fez um malabarismo e bateu para dentro do gol. O Metrô chegou perto de empatar com uma cabeçada de Luiz Ricardo que passou por cima da meta.

Na segunda etapa o técnico Cesar Paulista colocou o Metropolitano no ataque com duas alterações ofensivas, o que melhorou a atuação da equipe mas não corrigiu a falta de volume de jogo no ataque. Sem conseguir marcar, o Verdão viu novamente o Figueira atacar com velocidade e pressionar. O placar foi sacramentado, no entanto, em uma lambança generalizada da defesa do Metropolitano. Samuel foi sair tocando curto para Elton, que deixou a bola passar para Juninho, surpreendido por Gabriel Esteves que veio rápido e roubou a bola. Foi só o atacante alvinegro bater e marcar o segundo.

Com a derrota o Metropolitano termina o Estadual com 22 pontos e depende das partidas de Avaí e Brusque no domingo para decidir sua posição final na tabela, mas já sabe que não tem mais chances de classificação para a Copa do Brasil. O Figueira, do outro lado, garantiu a quarta colocação com 26 pontos.

Continua depois da publicidade

Ficha técnica

FIGUEIRENSE (2)

Gatito Fernandez; Jefferson, Jaime, Bruno Alves, Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Ferrugem (Jackson Caucaia), Bady; Dudu (Everton Santos), Gabriel Esteves e Ermel (Guilherme Queiroz).

Técnico: Vinícius Eutrópio

METROPOLITANO (0)

Samuel; Iago, Ricardo Lima, Elton, Juninho (Radsley); José Lucas, Elber, Ramon, Harrison (Téssio); Rafinha e Luiz Ricardo (Peu).Técnico: Cesar Paulista

Gols: Ermel (F), aos 24 do 1º tempo; Gabriel Esteves (F), aos 23 do 2º tempo

Cartões amarelos: Elton (M), Rafinha (M), Elber (M),

Arbitragem: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Alex dos Santos e Alexandre Bittencourt.

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis