“Se vencer”, “se empatar”, “se perder”. Dizem que a palavra “se” não existe no futebol, mas nos cálculos que o Metropolitano tem feito, apostar em suposições é uma consequência. Terceiro colocado do grupo A17 da Série D do Brasileiro, o Verdão projeta os resultados que precisam acontecer para o clube passar de fase na competição. E todas projeções passam por dois resultados neste fim de semana, segundo a comissão técnica: vitória do Ituano-SP sobre o Caxias-SP e um triunfo (óbvio) do Metrô diante do Maringá-PR, fora de casa.
Continua depois da publicidade
Hoje o Metropolitano depende apenas de si para garantir a classificação ao mata-mata da quarta divisão nacional. Se vencer todas as partidas que tem pela frente, o clube chega a 12 pontos e, na pior das hipóteses, garante a vaga como um dos melhores segundos colocados. Em caso de um empate e duas vitórias nas três partidas que restam a chance também é grande. Nas contas do técnico Cesar Paulista, 10 pontos bastam.
– Acho que somando sete pontos nos jogos que faltam a gente consegue se classificar. Como o grupo está muito equilibrado, acredito que perder uma partida automaticamente nos elimina e o mesmo vale para o Maringá – sustenta o treinador.
A vitória do Caxias sobre o Ituano na terceira rodada era algo que não estava nos cálculos da comissão verde. A expectativa era de que o clube paulista vencesse e consolidasse a liderança já praticamente garantindo o passaporte para a segunda fase, coisa que não aconteceu. Cesar explica que a torcida no sábado é novamente pela equipe de Itu:
Continua depois da publicidade
– Eles estão com o saldo melhor, então é bom que disparem na primeira colocação. O Caxias vem de um jogo muito duro contra o Pelotas pela segunda divisão do Campeonato Gaúcho e acho que isso pode influenciar, até porque a partida foi na quarta-feira e eles mal tiveram tempo para descansar.
Nem todos os vices de cada grupo de classificam
Como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aumentou o número de clubes da Série D de 40 para 68, foi necessária uma adaptação no regulamento. Em vez de duas equipes se classificarem por grupo, passam para a fase de mata-mata todos os primeiros e os 15 melhores vices. Dois ficam de fora e, assim como nos outros anos, quatro sobem à Série C.