Santo André (SP) e Metropolitano empataram sem gols neste domingo, no Estádio Bruno José Daniel, no ABC paulista. Foi o primeiro jogo das oitavas de final da Série D do Brasileiro. Com esse resultado, o Metrô precisa de uma vitória simples no jogo da volta, domingo que vem, para avançar às quartas de final da competição.

Continua depois da publicidade

Para o confronto, o técnico Abel Ribeiro contará com o retorno do volante Leandro Melo, que cumpriu suspensão neste domingo. O treinador Paulo Roberto Santos, do Santo André, também terá novidades. Poderá contar com o atacante Muller Fernandes, artilheiro do time na competição, com quatro gols, que não atuou neste domingo por estar suspenso.

O jogo

A partida começou truncada, mas com os donos da casa tomando a iniciativa do jogo. Antes mesmo de o relógio completar a primeira volta, o Santo André quase abriu o placar, com o atacante Romário. Na sequência, aos cinco minutos, após levantamento na área, Fubá apareceu livre dentro da área para cabecear e Dida fez grande defesa, espalmando para escanteio.

Continua depois da publicidade

O Metropolitano tinha sérios problemas para manter a posse de bola e trocar passes. Os paulistas aproveitavam os erros para ficar com a bola e criar oportunidades de gol, forçando as jogadas de linha de fundo e levantamentos na área. Aos poucos, porém, o time verde conseguiu equilibrar o jogo. A chegada mais incisiva do Metrô ocorreu aos 20, quando Allan levou a melhor sobre o marcador e foi à linha de fundo, mas mandou a bola nas mãos do goleiro Adilson.

Pouco depois, aos 24, Maurinho levou a melhor em jogada individual e foi à linha de fundo para cruzar. Jones, sozinho dentro da área, pegou mal na bola e perdeu boa chance de abrir o placar. O jogo caiu tecnicamente, com as equipes errando muitos passes e abusando dos chutões. Nos minutos finais, os dois times voltaram a criar chances de marcar.

Aos 44, após cruzamento na área, Romário testou fraco e o goleiro Dida defendeu. No minuto seguinte, no último lance da primeira etapa, Maurinho recebeu lançamento de Alessandro, invadiu a área e chutou cruzado, mas a bola caprichosamente saiu à direita do goleiro Adilson.

Continua depois da publicidade

Na etapa complementar, o Metrô começou com mais vontade. Logo nos primeiros segundos, Maurinho disparou para cima da defesa adversária e arrumou um escanteio. Nos minutos seguintes, o Verdão seguiu pressionando. Aos 9, Jones recebeu lançamento de Diego Torres, invadiu a área mas chutou longe do gol.

Insatisfeito, o técnico Paulo Roberto Santos, do Santo André, fez duas alterações na equipe, com entrada dos meias Eduardinho e Juninho Silva. As mexidas deram resultado. O Ramalhão equilibrou o jogo, diminuiu o ímpeto do Verdão e passou a criar chances de marcar. Em uma delas, Romário reclamou de uim pênalti não marcado a favor dos donos da casa.

Ainda assim, o Metrô manteve o controle do jogo e criou as chances mais claras. Por duas vezes, Diego Torres perdeu chances de colocar o time verde em vantagem. Aos 20, ele arriscou da entrada da área e o goleiro Adilson defendeu. Oito minutos mais tarde, o meia apareceu livre na área, em escanteio, e testou forte para a defesa do goleiro adversário.

Continua depois da publicidade

Os donos da casa não se davam por vencidos. Tanto que aos 36, Eduardinho quase abriu o placar. Três minutos mais tarde, Diego Torres deu a resposta. Após rápida troca de passes com Lê, o meia invadiu a área e chutou, mas mandou a bola sobre o gol.

Nos minutos finais, o time verde voltou a criar oportunidades de deixar o campo vencedor. Mas esbarrou nas defesas do goleiro Adilson e na bem postada defesa adversária.

– Ficha técnica:

SANTO ANDRÉ 0

Adilson; Felipe Cordeiro, Jonas, Júnior Paulista e Léo Carvalho; Jardel, Ramalho, Fubá (Eduardinho) e Elvis (Juninho Silva); Romário e Chico (Makanaki). Técnico: Paulo Roberto Santos.

Continua depois da publicidade

METROPOLITANO 0

Dida; Paulinho, Marcus Vinícius, Elton e Allan; David (José Lucas), Everton Cezar, Alessandro, Diego Torres (Juliano Mineiro) e Maurinho; Jones (Lê). Técnico: Abel Ribeiro.

Amarelos: Paulinho, Elton (M). Arbitragem: Cláudio Mercante Júnior (PE), auxiliado por Clóvis Amaral da Silva (PE) e Albino Andrade Albert Júnior (PE). Local: Estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP).