Pior ataque contra a pior defesa do grupo. É com esses predicados que Metropolitano e PSTC, respectivamente, entram em campo no domingo, às 18h, em Cornélio Procópio, no Norte do Paraná, pela última rodada da primeira fase da Série D do Brasileiro. O Metrô marcou apenas dois gols nesta edição da competição (média de 0,4 por jogo), enquanto a defesa do time paranaense sofreu nove em cinco rodadas (média de 1,8 gol por partida).
Continua depois da publicidade
Ciente desses números e de que o aproveitamento ofensivo da equipe precisa melhorar, o Verdão busca a vitória que o colocará na próxima fase da quarta divisão nacional. Com sete pontos, o time de Blumenau ocupa a terceira colocação do Grupo A17. Traz três pontos na bagagem, independente do resultado que ocorrer no embate entre São José-RS e Ituano-SP, no Estádio Passo D¿Areia, em Porto Alegre, no outro jogo da chave, a equipe blumenauense avança ao mata-mata.
O time paranaense com nome que mais parece sigla de partido político (o significado é Paraná Soccer Technical Center) está eliminado e apenas cumpre tabela. Nas duas partidas que disputou em casa nesta Série D, o PSTC venceu uma e perdeu outra. Marcou três gols e viu os adversários balançarem as suas redes outras quatro. Números superlativos, que sugerem ser um time que sabe atacar e tem dificuldades para se defender.
No entanto, é uma equipe que assim como o Metrô está em formação. O técnico José Reginaldo Vital não repetiu a escalação em nenhuma das cinco partidas até aqui, mexendo em diversos setores do time de um compromisso para o outro. E após uma série de duas derrotas consecutivas, os paranaenses voltam para casa animados depois do empate sem gols com o Ituano, no interior paulista.
— Tivemos uma conversa de 40 minutos com o grupo hoje (sexta-feira) pela manhã. Estamos crescendo na competição, mas ainda longe do que podemos alcançar. Esse jogo tem que ser um passo a mais nesse nosso crescimento. O PSTC está eliminado e joga descompromissado. Por isso, temos que ter calma e ser calculistas para matar o jogo lá — afirmou o técnico do Metrô, Isaque Pereira.
Continua depois da publicidade
Para melhorar o aproveitamento ofensivo, Isaque usou parte do treino de sexta-feira pela manhã, o último em Blumenau, para exercitar finalizações. O comandante aproveitou a oportunidade para conversar com os atletas do setor ofensivo e passar tranquilidade e confiança.
— Falei para eles que no momento certo as coisas acontecem — pontuou o comandante do Metrô.Isaque terá que mexer na equipe. O zagueiro Elton, suspenso, não poderá atuar e será substituído por Maurício. O meia Thiago Cristian, recuperado de lesão, também pode pintar na equipe.