Para o torcedor, 31 dias parecem uma eternidade. São semanas que insistem em passar em ritmo de tartaruga e que antecedem a estreia no Campeonato Catarinense de 2017. Para blumenauenses e brusquenses, então, essa apreensão é ainda maior. Sem entrar em campo há 153 e 166 dias respectivamente, Brusque e Metropolitano vivem momentos diferentes quanto à preparação para o Estadual.
Continua depois da publicidade
Enquanto o Verdão de Blumenau vive um misto de dúvida e desconfiança, com a direção mantendo os reforços sob sigilo, o clube da cidade vizinha já iniciou a preparação e confirmou nomes de impacto como o volante Boquita, ex-Corinthians, e o goleiro Dida, ex-Metrô.
Pelos lados litorâneos do Vale do Itajaí, o destaque fica para o nem-tão-novato-assim Almirante Barroso, recém-campeão da Série B do Catarinense e que retorna à elite após 46 anos. O alviverde de Itajaí confirmou há 10 dias a renovação do contrato com 15 jogadores remanescentes da Segundona e também a sequência do trabalho do técnico Renê Marques.
ALMIRANTE BARROSO
Continua depois da publicidade
Na prática, o time itajaiense é o que há mais tempo se prepara para o Campeonato Catarinense. O clube emendou o fim da Série B do Estadual, em 27 de novembro, com o início da pré-temporada. No total, 15 jogadores renovaram contrato, entre eles o eleito melhor meio-campista da Segundona de Santa Catarina, Anderson Safira.
Quando iniciou a preparação:
14/12
Estreia:
Contra o Joinville (C), 28/1, às 17h
Principal contratação:
Anderson Safira
Reforços confirmados:
Goleiros – Rodolfo, Hudson e Edmar
Laterais – Marlon Pichu, Adriano Chuva, Eduardo, Rodolfo e Paulo Meneses
Zagueiros – Dieyson, Téssio e Robenval
Meias – Rodrigo Couto e Anderson Safira
Atacantes – Carlos Henrique, Bruno Meurer, Jefferson Paulista e Neto
“Estou muito feliz pelo fato da diretoria ter comprado a ideia de começarmos antes o trabalho. Iniciamos logo a preparação com os remanescentes e não houve tempo para perder a condição física que adquirimos durante a Série B”, Renê Marques, técnico do Almirante Barroso.
BRUSQUE
Com a permanência de Mauro Ovelha no comando técnico, a diretoria buscou jogadores conhecidos para a disputa do Estadual. Já com a vaga na Série D do Brasileiro do próximo ano assegurada, o clube trouxe atletas conhecidos como Boquita, ex-Corinthians; Diogo Roque, ex-Londrina e o goleiro Dida, ex-Metrô e renovou com destaques da Série D, como o volante Carlos Alberto.
Continua depois da publicidade
Quando iniciou a preparação:
19/12
Estreia:
Contra o Figueirense (F), 28/1, às 19h30min
Principais contratações:
Dida, Boquita e Diogo Roque
Reforços confirmados:
Goleiros – Dida e Ricardo
Laterais – Rodrigues, Luiz Renan, Willian, Márcio Vinícius, Fernando, Pará
Zagueiros – Negueti, Renato e João Renato
Meias – Carlos Alberto, Boquita, Mineiro, Eliomar, Jean, Diogo Roque, Lucas Venzon, Maurílio, Luizinho, Kaio, Eduardo, Willian Matheus, Pedrinho, Mineiro,
Atacantes – Renan, Danielzinho, Michel Douglas,
“Acho que o fato de termos começado a preparação antes do fim do ano será um ganho enorme em relação à preparação. Fizemos essa opção e esperamos que isso ajude no início da competição”, Mauro Ovelha, técnico do Brusque, em entrevista à rádio Cidade.
METROPOLITANO
É o time que mais gera desconfiança dos 10 que disputarão o Estadual. Oficialmente, até agora o clube blumenauense confirmou a manutenção do lateral-esquerdo Juninho e o volante Élber. O zagueiro Maurício, o goleiro Igor Koehler e o meio-campo Beto também permanecem no elenco. Todas as contratações são mantidas em sigilo e, entre os nomes que surgem nos bastidores, está o atacante argentino Trípodi.
Continua depois da publicidade
Quando inicia a preparação:
2/1
Estreia:
Contra o Tubarão (C), 29/1, às 17h
Principais contratações:
Nenhuma oficializada
Reforços confirmados:
Goleiro – Igor Koehler
Lateral – Juninho
Zagueiro – Maurício
Meias – Beto e Élber
Atacante – Nenhum oficializado
Especulações:
Entre os nomes que surgem como prováveis reforços estão o goleiro Ricardo Vilar (ex-São Paulo-RS), o zagueiros Júnior Fell e Elton (que confirmou à reportagem que se apresenta no dia 2, informação não oficializada pelo clube), o lateral-direito Marananhão (ex-Santos), o volante Kennedy (ex-Ituano-SP) e os atacantes Mariano Trípodi (ex-Ferro Carril-Arg) e Sabiá (ex-Juventus).
“Nossa preocupação é o tempo curto de trabalho, porque logo que começamos o campeonato já temos uma sequência de três jogos em uma semana. Um bom planejamento é essencial para que a gente erre o menos possível e chegue bem para essas partidas”, Cesar Paulista, técnico do Metropolitano.