Sábado de sol? Ou com o tempo fechado? O céu se dividia nos arredores da Rua Itajaí, no bairro Vorstadt, em Blumenau, com parte tomada por nuvens negras e outra com sol e nuvens branquinhas como o algodão. Sinal do que os torcedores do Metropolitano veriam no gramado do Estádio do Sesi?
Continua depois da publicidade
O duelo diante do Hercílio Luz neste sábado era a oportunidade que o time de Blumenau tinha para afastar as nuvens negras do rebaixamento. Uma vitória diante do time do Sul do Estado, adversário direto na briga contra a degola no Campeonato Catarinense, deixaria o clima mais ameno para as últimas cinco rodadas.
E foi isso que aconteceu. Com atuação de gala do atacante Júnior Pirambu (foto abaixo), o Metropolitano bateu o Hercílio Luz por 3 a 1, de virada, com dois gols do camisa 9. Foi a segunda vitória do time de Blumenau na competição.
Com o resultado, o Metropolitano chegou a 10 pontos, e pulou para a 9ª colocação. O Hercílio Luz, primeiro time fora da zona do rebaixamento, tem a mesma pontuação, mas ocupa o 8º lugar, porque tem saldo de gols melhor (-8 contra -17 do Metrô).
Os dois times voltam a campo no meio da semana. O Metropolitano recebe o Figueirense na quarta-feira, às 20h30min, no Estádio do Sesi. O Hercílio Luz, por sua vez, joga na quinta-feira, quando visita o Joinville, às 20h30min, na Arena Joinville.
Continua depois da publicidade
O jogo
Precisando do resultado positivo para deixar a zona do rebaixamento, o Metropolitano começou a partida tomando a iniciativa do jogo, explorando as bolas longas e lançamentos na área, em busca dos atacantes Júnior Pirambu e Tiago Henrique. O Hercílio Luz, por sua vez, procurava responder com contra-ataques e explorando os erros da defesa do Metrô.
E foi em um desses contragolpes que os visitantes abriram o placar. Aos 24, o Hercílio Luz saiu com velocidade ao ataque, o lateral Victor Guilherme recebeu lançamento pela direita, invadiu a área e chutou cruzado. A bola ainda tocou na trave antes de morrer nas redes.
O Metrô acusou o golpe, sentiu o gol e demorou a responder. O time da casa chegava ao ataque em lances de bola parada e nos lançamentos de bola para a área. E foi justamente assim que o time da casa desentalou o grito de gol da garganta do torcedor.
Aos 42, Negueba recebeu a bola na direita, dentro da área, e chutou cruzado. O goleiro Tigre espalmou a bola para o meio da área, onde Júnior Pirambu mostrou o oportunismo clássico de um camisa 9 e cabeceou para o gol, deixando tudo igual.
Continua depois da publicidade
O gol animou a equipe blumenauense, que voltou do vestiário cheio de vontade e logo voltou a fazer a festa da torcida. Com um minuto de jogo, após cobrança de escanteio, Júnior Pirambu aproveitou uma sobra de bola na área para cabecear para o gol e colorar o Metrô na frente: 2 a 1. Três minutos depois, o Metrô ampliou. Após boa trama do ataque pela direita, Júnior Pirambu chutou e o goleiro Tigre defendeu. No rebote, Tiago Henrique escorou para o fundo das redes e marcou o terceiro gol.
O jogo ficou morno no decorrer da etapa final, com o Metrô controlando a posse de bola e o jogo, enquanto o Hercílio Luz tentava criar algo de maneira desorganizada. Após o apito final, os pouco mais de 800 torcedores que foram ao Sesi, aplaudiram os jogadores do Metrô.
Principais lances:
1º tempo
3’ – O goleiro Fabian Volpi erra a reposição da bola em jogo e lança nos pés de Rudnei, que foi à linha de fundo e cruzou, mas o goleirão do Metrô se redimiu e fez a defesa.
8’ – Em cobrança de escanteio, Wescley levanta na área e o goleiro Fabian Volpi sai da meta para fazer a defesa.
Continua depois da publicidade
11’ – Em boa jogada individual pelo lado esquerdo do ataque, Mateus Arence foi à linha de fundo e tentou o cruzamento, mas a zaga cortou, para escanteio. Na cobrança, Thiago Araújo levantou na área, mas bola saiu forte e a zaga do Hercílio cortou.
15’ – Júnior Pirambu recebe lançamento dentro da grande área, mas se atrapalha no domínio da bola e a zaga adversária fez o corte.
17’ – Mateus Arence faz boa jogada individual pela esquerda e cruza na área, em busca de Tiago Henrique, que tocou fraco de cabeça na bola.
18’ – Em cobrança de falta, Thiago Araújo ergue a bola na área e os jogadores do Metrô na área vêem a bola passar rumo à linha de fundo.
Continua depois da publicidade
22’ – Em cobrança de escanteio, Wescley levanta a bola na área do Metrô, o goleiro Fabian Volpi sai do gol e sofre falta.
23’ – Ruan recebe na entrada da área, arrisca de perna esquerda e a bola sai à esquerda do goleiro Tigre.
24’ – GOOOL! Victor Guilherme recebe lançamento na direita, invade a área e chuta cruzado. A bola ainda toca na trave, antes de entrar.
27’ – Em escanteio, Thiago Araújo levanta na área, Júnrio Pirambu sobe mais alto que a zaga e testa, mas erra o alvo e manda a bola para fora.
Continua depois da publicidade
28’ – Em boa trama do ataque, Negueba tenta lançamento para Tiago Henrique, mas a bola sai forte e o goleiro Tigre sai do gol para fazer a defesa.
31’ – Thiago Araújo faz boa jogada pela direita e cruza, em busca dos companheiros de atraque, mas o goleiro Tigre sai da meta e faz a defesa.
37’ – Em cobrança de falta, Leo Pereira arrisca de longa distância e manda a bola longe do gol.
42’ – GOOOL! Negueba recebe na direita, dentro da área, e chuta cruzado. O goleiro Tigre espalma para o meio da área, onde Júnior Pirambu mostra o oportunismo clássico de um camisa 9 para deixar tudo igual.
2º tempo
1’ – GOOOL! Em cobrança de escanteio, Thiago Araújo levantou na área, o goleiro Tigre saiu mal do gol, e bota e rebate dentro da área, Júnior Pirambu meteu a cabeça na bola para colocar o time da casa na frente do placar.
Continua depois da publicidade
3’ – Em bola lançada na área, Lima escora para Kayron, que toca de cabeça, mas a zaga do Metrô faz o corte.
4’ – GOOOL! Após boa trama do ataque do Metrô pela direita, Júnior Pirambu chutou e goleiro Tigre defendeu. No rebote, Tiago Henrique marcou o terceiro gol dos blumenaueneses.
7’ – Uhhh! Ruan recebe na intermediária, arrisca de perna direita e manda ao lado do gol, arrancando aplausos da torcida.
10’ – Em cobrança de falta, Leo Pereira chuta forte por baixo e o goleiro Fabian Volpi faz a defesa.
23’ – Em cobrança de escanteio, Rudnei testa a bola sobre o gol do Metropolitano.
41’ – Léo Costa arrisca de longe, a bola desvia e sai em escanteio para o Hercílio Luz.
43’ – Wesley faz lançamento para Tiago Henrique, que sai na cara do goleiro Tigre e toca por cima, mas a bola caprichosamente sai ao lado do gol.
Continua depois da publicidade
Ficha técnica:
METROPOLITANO (3)
Fabian Volpi; Café, Murilo e Márcio Rozário; Thiago Araújo, Michel Schmöller, Negueba (Zé Victor), Ruan e Mateus Arence (Dudu); Júnior Pirambu (Wesley) e Tiago Henrique. Técnico: Isaque Pereira.
HERCÍLIO LUZ (1)
Tigre; Victor Guilherme, Zé Antônio, Carlão Farias e Leo Pereira; Léo Costa, Rudnei, Wescley (Vinicius Pacheco) e Jailton; Lima e Kayron (Marcos Paulo). Técnico: Oliveira Canindé.
Gols: Victor Guilherme (H) aos 24 do 1º tempo, Júnior Pirambu (M) aos 42 do 1º tempo, a 1 do 2º tempo e Tiago Henrique (M) aos 4 do 2º tempo. Amarelos: Thiago Araújo, Michel Schmöller (M); Léo Costa e Jailton (H). Arbitragem: Leandro Messina Perrone, auxiliado Helton Nunes e Clair Dapper. Local: Estádio do Sesi, em Blumenau. Público: 881 pessoas. Renda: R$ 11.830,00