O Metropolitano escolheu um velho conhecido do futebol blumenauense para comandar o clube na sequência do Campeonato Catarinense. Na manhã desta terça-feira, Abel Ribeiro foi anunciado como substituto do técnico Marcelo Mabília que deixou o comando do clube na segunda-feira, após três derrotas e três empates no Catarinense.
Continua depois da publicidade
Abel foi técnico do Metropolitano entre 2013 e 2014 e retorna ao clube para tirar a equipe da incômoda zona de rebaixamento. Ele estava sem clube após deixar o cargo de diretor executivo de futebol, no Cuiabá (MT), onde esteve por um ano e conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.
– Volto pra Blumenau pra fazer o que gosto, que é comandar os jogadores à beira do gramado. Quando surgiu a oportunidade no Metropolitano, aceitei o desafio e esperamos reverter esta situação – diz.
O novo treinador terá apenas três dias para trabalhar. No sábado o Metropolitano vai até o Sul do Estado, enfrentar o Criciúma. Abel disse que o período de treinamento é curto e espera conversar com os jogadores, um trabalho mais mental do que de campo.
– Vamos buscar motivar de alguma maneira os atletas, para que eles entendam o que a gente pretende desenvolver com a equipe. Neste jogo, contra o Criciúma será feita uma avaliação dos jogadores, observar quem está em boas condições e com isso colocar uma equipe competitiva nesta partida – explica Abel.
Continua depois da publicidade
O presidente do Metropolitano, Valdair Matias, disse que a escolha de trazer o técnico Abel foi motivada pela identificação dele com o clube e por ter feito um ótimo trabalho na última passagem pela equipe. A diretoria alegou também que a folha do elenco foi colocada em dia na sexta-feira e que a diretoria busca melhorar a situação financeira do clube, para dar continuidade na luta contra o rebaixamento.
Novo coordenador de futebol
A diretoria do Metropolitano anunciou além de Abel Ribeiro como treinador, o blumenauense Rafael Schmitz (ex-Lille, Birmingham e Atlético-PR) como coordenador do departamento de futebol do clube.
O ex-atleta estava no elenco do Metropolitano, que foi campeão da Série B do Campeonato Catarinense. Rafael vai trabalhar com a categoria de base até o profissional, um grande desafio para quem estava até o ano passado nos gramados, como atleta.
– É algo novo, mas farei o possível pra ajudar o clube. Precisamos estruturar a base, atrair parcerias e com isso vamos fortalecer o Metropolitano – sobre o novo desafio.
Continua depois da publicidade