Com a influência do fenômeno El Niño sobre o país neste ano, Santa Catarina poderá ter um volume grande de chuvas nos meses da primavera e verão. Por conta disso, no fim deste mês o meteorologista Leandro Puchalski fará uma palestra para representantes das defesas cidades das cidades que compreendem a Associação dos Municípios da Foz do rio Itajaí-Açu (Amfri) em Itajaí.
Continua depois da publicidade
A ideia é dar um panorama geral sobre o que o fenômeno pode representar para o estado para que os órgãos estejam preparados. O encontro é voltado também para secretários e gestores de Pesca, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Agricultura, Turismo e Comunicação Social.
A palestra será ministrada no auditório da Amfri a partir das 14h30 do dia 31 de julho. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar é preciso se inscrever no site da Amfri.
De acordo com Leandro Puchalski o último ano com El Niño foi 2009, quando foram registrados de julho a dezembro volumes de chuva acima do normal.
– Este é um fenômeno que não avança de uma região para outra, por exemplo, como uma frente fria. Ele é apenas uma anomalia que ocorre no Oceano Pacífico na linha do Equador, águas mais quentes, e na atmosfera desta faixa do planeta entre Austrália e Peru. O que ocorre é que as mudanças no mar e na atmosfera nesta parte desencadeiam mudanças do clima em várias áreas do mundo.
Continua depois da publicidade