Um meteoro de brilho intenso foi registrado pela estação de monitoramento de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina, na madrugada desta quarta-feira (27). A velocidade estimada do fenômeno foi de aproximadamente 70 km/h, de acordo com o astrônomo amador Jocimar Justino.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

– Foi um meteoro super brilhante, com brilho muito mais intenso do que os demais. Creio que foi o mais intenso registrado esse ano aqui em Santa Catarina – afirmou em entrevista ao G1.

O percurso foi percorrido pelo fenômeno por cerca de cinco segundos. A estimativa de Justino é de que o brilho tenha se iniciado sobre o município de Benedito Novo, no Vale do Itajaí, e desaparecido sobre Garuva, na região Norte. Segundo ele, o brilho do meteoro foi superior a -8.

– Além do brilho é possível ver que ele explodiu no meio do trajeto. O brilho acaba mudando de forma bem repentina, algo característico de explosões – detalhou.

Continua depois da publicidade

Até a tarde desta quarta-feira, uma equipe da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) realizava uma análise mais detalhada sobre o evento.

Leia também:

Para cumprir meta de 2021 da segunda dose, Joinville terá de vacinar mais 110 mil pessoas

Feira do Livro traz autores consagrados a Joinville em novembro; veja quem são

Líder de organização criminosa condenado a mais de 100 anos é preso em Joinville

Mulher morta em Joinville tinha medida protetiva contra o ex-companheiro

Homem é morto a facadas em plena luz do dia na zona Sul de Joinville