Um meteoro foi flagrado explodindo ao entrar na atmosfera em Santa Catarina na noite desta terça-feira (13). As imagens foram feitas por uma estação de monitoramento de Monte Castelo, no Planalto Norte catarinense. O fenômeno também foi flagrado em Florianópolis e em São Paulo.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A queda ocorreu por volta das 22h21. Segundo o astrônomo e membro da Bramon, Jocimar Justino, a estação de Monte Castelo identifciou que a fase luminosa do meteoro, que durou 1,2 segundos, teve um pico de magnitude de -6,8.
A mesma rocha foi vista na Capital e em duas estações paulistas: uma em São Paulo e outra que fica na cidade de Pardinho.

— Após a triangulação dos dados das estações envolvidas, constatou-se que trata-se de um meteoro esporádico, que não pertence a nenhuma chuva de meteoros catalogada até o momento — explica.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo Jocimar, o brilho iniciou a uma altitude de 84 km sobre o município de Rodeio e explodiu a uma altitude de 60 km, já sobre a cidade de Ascurra.
Na última semana, um fenômeno parecido também foi visto nos céus de três cidades catarinenses: meteoro com um forte brilho. A passagem foi flagrada por volta das 18h40, também em Monte Castelo e em Florianópolis, além do município de Morro Grande, no Sul.
Leia também:
Campos de girassóis em Joinville abrem temporada 2021; veja como visitar
Mulher se comove com lagarto machucado por anzol e aciona bombeiros em Ibirama; vídeo