Um meteoro foi visto riscando o céu catarinense em direção à cidade de Monte Castelo na noite de sábado (13). O fenômeno ocorreu por volta das 19h30 e o vídeo foi capturado por um astrônomo amador da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Jocimar Justino, que fez o registro na estação de monitoramento do Planalto Norte, diz que o meteoro iniciou ao anoitecer e pôde ser visto em todo Sul do Brasil, já que há relatos de moradores do Rio Grande do Sul e do Paraná que viram o fenômeno. 

O bólido veio em direção a Santa Catarina e atravessou a cidade de Monte Castelo e também passou pela cidade vizinha de Papanduvas. A estimativa é que o meteoro tenha atingido mais de 70 km/h. 

– O trajeto luminoso iniciou no Oceano Atlântico e avançou sobre a região [do Planalto Norte]. Fiz uma projeção do trajeto, capturado pela minha câmera. É possível que o fenômeno tenha ido até mais longe, antes de cair na superfície – supõe Justino.

Continua depois da publicidade

Projeção do trajeto feito pelo meteoro pelo Sul do Brasil
Projeção do trajeto feito pelo meteoro pelo Sul do Brasil (Foto: Arquivo pessoal)

Fenômeno raro

Conforme o astrônomo amador, o meteoro é um fenômeno bastante comum e ocorre praticamente todos os dias. No entanto, o que cruzou o céu catarinense no último sábado é considerado raro, por causa de sua longa duração. As imagens mostram a bola de fogo fazendo um trajeto de dez segundos. Confira no vídeo abaixo.

Justino explica que os meteoros são causados por detritos espaciais que entram na atmosfera terrestre que, por sua vez, são causados por detritos que foram deixados por cometas que passaram próximos ao planeta Terra e ao Sol anteriormente.

– E também podem ser causados por rochas, que são pedaços de asteroides que o planeta Terra, no decorrer de sua viagem em torno do Sol, acaba cruzando os materiais no espaço. Esses materiais acabam entrando na atmosfera e causando esse fenômeno luminoso, conhecido por meteoro – termina.

Outro metero já havia passado pela região

No início de setembro, Justino já havia capturado imagens de um meteoro bola de fogo que passou por Monte Castelo e sumiu ao cair na superfície. O fenômeno chamou a atenção de moradores da região.

Continua depois da publicidade

O trajeto durou deste fenômeno anterior, durou cerca de três segundos e estima-se que tenha atingido uma velocidade de 60 mil km/h. Acredita-se que tinha o tamanho de uma laranja ou, no máximo, de uma bola de futebol.

Leia também:

> Joinville mantém queda em internações por Covid

> Com déficit de 42 vagas em postos de saúde, Joinville prepara concurso para médicos

> Veja o que abre e fecha em Joinville no feriado de 15 de novembro

> Em Joinville, MP tem lista de cobranças no atendimento de animais

> Mulher é presa após atacar pai idoso com liquidificador, em Jaraguá do Sul