Mais uma queda de meteoro foi registrada na região Norte de Santa Catarina por estações de monitoramento. Desta vez, o fenômeno iluminou o céu por mais tempo e com um brilho de intensidade maior que as estrelas geralmente visíveis.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O registro foi feito pelo astrônomo amador Jocimar Justino, na cidade de Monte Castelo, às 2h24min da madrugada de domingo (13). Além da câmera de Justino, estações no Rio Grande do Sul também flagraram o meteoro.

De acordo com Justino, o meteoro foi registrado por três câmeras em posições diferentes. Por isso, foi confirmado que o meteoroide que se transformou em um meteoro ao ingressar na atmosfera da Terra tem origem no nosso sistema solar. Ele ingressou na atmosfera a uma altitude de 92,52 km e foi extinto há 64,19 km.

A estação de monitoramento de Santa Maria, no estado gaúcho, também registrou o meteoro. Segundo Jocimar, os cálculos sobre a velocidade foram feitos em parceria com o Observatório Espacial Heller & Jung, de Taquara.

Continua depois da publicidade

O morador de Santa Catarina é integrante da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) e já registrou fenômenos parecidos neste ano. No início do mês, um meteoro com brilho da lua cheia foi flagrado pela estação.

– A velocidade observada deste meteoro foi de 22,29 km/s, ou seja, mais de 80 mil km/h. Em toda a rede Bramon acredito que já foram dezenas de milhares [de meteoros observados este ano]. Só a minha estação já registrou mais de mil, mas maioria não são como este, geralmente duram no máximo dois segundos – explicou o astrônomo ao G1 SC.

Leia também

Quem era a jovem que morreu em acidente de moto na BR-280, em Guaramirim

Prefeitura de Joinville alerta para furtos de cabos; ponte tem mais um registro