Um meteoro foi flagrado por uma câmera de monitoramento localizada em uma estação de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina. O registro do bólido aconteceu por volta das 19 horas da última quinta-feira.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoroso (Bramon), a queda aconteceu no litoral gaúcho e foi vista de outros locais, como Santa Catarina. No momento mais luminoso, atingiu a magnitude -12,5, equivalente ao brilho de uma lua cheia.

O astrônomo amador Jocimar Justino, que também integra a Bramon, foi quem registrou o meteoro na câmera da estação de Monte Castelo, às 19h09 de quinta-feira. Em entrevista ao portal G1, ele falou sobre o momento em que o bólido brilha próximo ao horizonte.

– Na minha estação, a magnitude foi estimada de -4.7 e para ser classificada como bólido é de no mínimo -4. Quanto menor o número, mais brilhoso é o objeto. O brilho se deve ao fato de ter sido uma rocha com tamanho maior. Foi o mais brilhante que registrei esse ano – contou ao G1.

Continua depois da publicidade

Segundo a Bramon, análises iniciais aponta que o bólido foi gerado por um fragmento de rocha espacial de aproximadamente 25 cm e 33 quilos de massa. Em grande parte, ele foi vaporizado durante a passagem atmosférica. A Bramon afirma que algo em torno de 10% dessa massa tenha resistido e chegado em solo em Tramandaí (RS).

Leia também:

> Com novas doses, Joinville ficará perto de atender estimativa de vacinação na educação

> Joinville começa a vacinar pessoas com idade entre 55 e 59 anos; veja como agendar