Um meteoro da chuva Perseidas atravessou Santa Catarina na madrugada desta quinta-feira (12). O objeto iluminou o céu catarinense por cerca de quatro segundos, entre as cidades de Blumenau, no Vale do Itajaí, e Bom Jardim da Serra, na Serra.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp
> Eventos astronômicos em 2021: veja datas
O flagrante foi feito por uma estação de monitoramento de Torres, no Rio Grande do Sul, por volta das 3h50. Segundo análise preliminar, o meteoro percorreu uma distância de 214 km em 3,8 segundos, a uma velocidade de mais de 200 mil km/h. Ele teve início, a uma altitude de mais de 100 km, em Blumenau e se extinguiu em Bom Jardim da Serra na mesma altitude. A magnitude estimada foi de -0,7.
— Ele [o meteoro] atravessou quase o Estado inteiro sem perder muita altitude. Isto é bem característico desse tipo de meteoro e ocorre mais aqui no Sul. Como o radiante dessa chuva é em uma constelação bastante ao Norte no céu, eles atingem a atmosfera sobre o Brasil de forma mais rasante, o que faz com que eles percorram uma distância maior em altitudes mais elevadas da atmosfera — explica Jocimar Justino, astrônomo amador e membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).
Continua depois da publicidade
> Estrela rara mais velha que o sol é descoberta por projeto com professor da UFSC
Da família Perseidas, este tipo de fragmento é deixado pelo cometa Swift-Tuttle, durante sua passagem próxima ao sol. Apesar da rapidez, Justino explica que há meteoros que podem ser ainda mais velozes, tudo depende da origem do fragmento.
— Os Perseidas têm essa característica de serem rápidos, acima de 200 mil km/h. Mas há meteoros mais lentos que são provenientes de outras chuvas. Agora, uma velocidade muita alta, acima de 230 mil km/h, pode indicar que trata-se de um objeto interestelar, ou seja, que veio de fora do nosso sistema solar — pontua.
Ainda segundo Jocimar, além de Santa Catarina, eventos semelhantes foram registrados nos Estados de São Paulo e Mato Grosso.
Veja o momento da passagem do meteoro por SC:
Leia também:
Empresário é esfaqueado por noiva em Penha a uma semana do casamento
Continua depois da publicidade
Verba de combate à pandemia foi usada para cestas de natal, pontes e café em SC
Erro de ortografia em placa instalada há 4 anos chama atenção em São Miguel do Oeste
Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?
Por que pessoas morrem mesmo vacinadas contra a Covid-19?
Glória Menezes segue hospitalizada por Covid; entenda o estado de saúde da atriz