Estamos na reta final de 2019, para muitas pessoas este é um período de reflexão e balanço. Também por isso, este período é considerado um dos mais estressantes segundo 68% dos americanos, como apontou uma recente pesquisa realizada pela empresa Slumber Cloud. Os dados são significativos, já que o grau de descontentamento está muito relacionado com as metas não atingidas no ano corrente. Então como lidar com as frustrações de metas não realizadas? E como traçar metas possíveis?

Continua depois da publicidade

O escritor, terapeuta holístico, palestrante e pesquisador Bruno Gimenes dá algumas dicas para alinhar seu propósito com as metas para 2020. Bruno aponta que um dos principais motivos de não atingir as metas é esse desalinhamento.

— Grande parte das coisas que queremos fazer é para nos comparar aos outros, para nos sentirmos incluídos em um grupo, levando em consideração somente a opinião do outro. Às vezes, as pessoas desenham um ideal de felicidade que está mais relacionado ao que o outro vai pensar. É preciso construir seu propósito inabalável, metas que fazem sentido para a sua missão de vida, para a essência do que você está fazendo aqui. Quando você souber qual é o seu propósito, não vai desistir das suas metas. Ninguém vai te parar. Essa é a energia.

Qual a importância de fazer a lista de metas para o próximo ano?

É de suma importância. Uma das consequências desta prática, além de organizar a vida em todos os seus aspectos – financeiro, profissional, pessoal, social – é definir qual é o objetivo que temos para o ano que virá. A pergunta central deve ser: minhas metas estão alinhadas à minha missão de vida? Àquilo que nasci para ser?

Continua depois da publicidade

Como devo organizar as metas para 2020?

Ter um processo de metas correto, como ensino no livro O Tratado da Prosperidade, não só colocar no papel, não é somente visualizar. Uma expressão que utilizo é que as metas precisam ter “fermento”, elas precisam respirar. Por mais que já tenha essa facilidade, tem uma coisa que precisa ter claro: é preciso fazer uma reflexão profunda de todas as áreas da vida. Um exercício é parar para pensar em quais aspectos da vida estou “miserável”. Por exemplo, a sua saúde física está miserável? Esse ponto precisa urgentemente de metas.

Cite exemplos de metas profissionais, pessoais, financeiras e sociais?

Cada pessoa tem seus objetivos e particularidades. Isso é muito pessoal. Mas, volto a destacar que é preciso refletir: quais pontos da sua vida você está miserável? Se o sentimento é que determinado aspecto da vida não está do jeito que você queria, esses pontos devem ser transformados em suas metas. A minha sugestão é trabalhar com no máximo três metas. Concentre-se nas principais, nas mais doloridas, porque a partir do momento em que você se concentrar somente nelas, as demais serão consequência.

É importante definir prazos para cada meta?

Essa é uma dica importante. Estipule prazos em partes, para que você sinta que está progredindo. Trabalhe com prazos longos, como cinco ou dez anos, mas também com curtos. Por exemplo, a sua meta é economizar 100 mil reais. Será que é sensato dizer que daqui um mês vai conseguir? Claro que não, mas daqui a um mês você pode ter economizado 50 reais. E daqui três meses? 250 a 500 reais? Construa metas grandes e em partes menores que sejam mais tangíveis.

É necessário realizar uma revisão das metas durante o ano?

Sim. Todas as metas devem ser validadas de tempos em tempos. Por isso é importante fazer a meta “respirar”. É que nem massa de pão, precisa respirar, fermentar. Deixar crescer. Com o tempo, vai validando uma a uma. Às vezes, temos uma meta hoje que no futuro não se encaixa mais na nossa vida. Tem que ser leve, não pode ser um fardo.

Continua depois da publicidade

(Foto: Pexels, banco de imagens)

Seguem sete dicas infalíveis para as metas ficarem mais fortes:

1) Escreva: escreva com sentimento, como se fosse já realizado. Estou feliz porque tenho minha casa, meu carro, o emprego que sempre sonhei, a faculdade que almejei.

2) Crie rituais: Coloque post-it no espelho, o celular para tocar, crie uma agenda somente de metas, todos os dias leia e se lembre delas. Acorde mais cedo para sonhar. Lembre-se: sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho.

3) Testemunhas: conte àquele seu amigo, mas o de verdade e que torce muito por você. Ele servirá de testemunha do seu comprometimento com aquelas metas. Mande uma mensagem para esse amigo: você é testemunha dessa minha meta de vida. Ao falar, criamos sentimentos de comprometimento e conexão. Falar o sonho para a pessoa certa faz ele ganhar força.

4) Testamento por escrito: por exemplo, eu me responsabilizo em dar meu máximo para conseguir alcançar tal meta e envie para esse amigo ou coloque em um local visível.

Continua depois da publicidade

5) Quadro das visões: coloque imagens num quadro daquilo que seria a vida dos seus sonhos. Coloque uma foto sua no meio e flechas apontando para família, saúde, profissão, diversão. E, todos os dias, imagine-se neste cenário e agradeça que tudo o que está naquele quadro já é seu.

6) Cure seu vazio existencial: o que faz as pessoas não definirem seus objetivos é focar em vários aspectos da vida e não se autoconhecer, não curar o vazio que tem dentro de si mesmas. Ele é o buraco negro da prosperidade. O vazio existencial precisa ser tratado para que você possa ter claro onde quer e pode chegar.

7) 68 segundos: imagine e sinta a sua meta realizada por 68 segundos. Isso fará um campo energético voltado para a positividade que te ajudará a seguir em frente no cumprimento desses objetivos.

Leia as últimas notícias do NSC Total

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Continua depois da publicidade