Metade dos pacientes internados com Covid-19 em leitos de UTI de hospitais públicos de Joinville não tomaram nenhuma dose da vacina. Os dados são de um levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde na última sexta (28) e divulgado nesta segunda-feira (31).
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Na data da pesquisa, havia 28 pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais públicos da cidade com Covid-19. Deste total, 14 não haviam tomado a vacina contra a doença.
– Fica claro que o avanço da vacinação tem colaborado para reduzir o agravamento do quadro clínico das pessoas com Covid-19 – destaca Andrei Kolaceke, diretor executivo da Secretaria da Saúde.
Outras oito pessoas (28,6%) estavam vacinadas com a primeira ou segunda dose. E apenas seis (21,4%) tinham tomado o reforço da vacina contra a Covid, sendo que todas apresentavam quadro de comorbidade, que aumenta os riscos de agravamento da doença.
Continua depois da publicidade
– Com estes números, nós reforçamos a importância de manter o calendário vacinal em dia, inclusive com a dose de reforço, que está sendo oferecida em demanda espontânea na Central de Imunização do Centreventos para todos os maiores de 12 anos – conclui Andrei.
Os dados da prefeitura apontam que, até a última segunda-feira, 456 mil joinvilenses haviam recebido a primeira dose da vacina, sendo que 430 mil também tinham sido imunizados com a segunda dose. Além disso, 98 mil receberam o reforço da vacina.
Leia também:
Crianças de Joinville podem se vacinar contra a Covid em unidade móvel
Joinville amplia agendamento da vacina contra Covid para crianças de 5 a 11 anos
Hospitais de Joinville passam a exigir comprovante de vacina contra Covid para visitantes
Média de novos casos de Covid por dia em Joinville salta de 37 para 1034 em um mês