Se dependesse de mais da metade dos brasileiros, as lojas de produtos eletrônicos teriam boas vendas no final de ano.
Continua depois da publicidade
De acordo com a pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgada nesta terça-feira, 51% dos entrevistados têm em sua lista de desejos natalinos um notebook, tablet ou computador. Esse percentual aumenta quando somadas as pessoas que sonham em ganhar um smartphone ou celular (28%) no dia 25 de dezembro.
Mas aqueles que pretendem presentear amigos e familiares no Natal não pensam da mesma forma. Os itens convencionais e mais baratos como vestuário, perfumes, brinquedos e jogos estão entre os preferidos. Mas, segundo a pesquisa, apenas 36% gostariam de ser presenteados com esses itens.
Mesmo com esse cenário, o consumidor brasileiro deve gastar 30% a mais neste ano. A intenção de gasto médio por presente, mostra o estudo, avançou de R$ 86,59 em 2012 para R$ 111,39 neste ano.
Continua depois da publicidade
O número de presentes também aumentou: 89% disseram que vão dar três ou mais. O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Junior, acredita que a injeção de dinheiro na economia por conta do 13o salário é responsável por essa previsão positiva para o comércio.
– Além disso, a inflação de alimentos no país já está sob controle, o que melhora as condições de compra do consumidor – avalia.
De forma geral, a pesquisa identifica que os filhos aparecem em primeiro lugar na relação dos mais presenteados (70%), seguidos de maridos/esposas (47%), mães (41%) e irmãos (30%). O gerente financeiro do SPC Brasil, Flavio Borges, destaca que o resultado sugere que as relações de afeto estão mais concentradas no núcleo familiar.
Continua depois da publicidade
– Os dados oficiais mostram que a quantidade de membros dentro do núcleo da família brasileira está diminuindo. Por isso priorizam os parentes mais próximos e se relacionam cada vez menos com os parentes distantes.
As mulheres estão mais propensas a comprar do que os homens. Entre elas, 76% pretendem presentear alguém, contra 58% entre os entrevistados do gênero masculino.
Para todas as idades
Na HP Store, em Florianópolis, os tablets estão entre os mais vendidos, segundo o gerente da loja, Patrick Reus. Ele explica que os aparelhos são simples, baratos e não exigem muito conhecimento do cliente.
Continua depois da publicidade
– Notebooks e computadores têm muitas configurações e modelos. O consumidor chega à loja e fica assustado com a infinidade de aparelhos.
Os tablets também são presentes para todas as idades. A loja já vendeu para pais que queriam presentear filhos a partir de seis anos.