O Ministério da Saúde está convocando adolescentes para se vacinarem contra HPV (Papiloma Vírus Humano) e meningite C. Santa Catarina terá que imunizar aproximadamente a metade dos pré-adolescentes pertencentes ao público-alvo em 2018.
Continua depois da publicidade
Desde 2014, 53,2% das meninas de 9 a 14 anos completaram o esquema vacinal contra HPV. Entre os meninos, 54,4% dos meninos entre 12 e 13 anos receberam a vacina no ano passado. Em 2018, deverão ser imunizadas garotas de 9 a 14 anos e garotos entre 11 e 14 anos.
A campanha lançada pelo Ministério da Saúde pretende vacinar 10 milhões de jovens contra o vírus HPV em 2018, e assim alcançar 80% da população-alvo. A cobertura vacinal só está completa com aplicação da segunda dose, o que acontece cerca de seis meses depois da primeira.
O Brasil é o sétimo do mundo e o primeiro país da América do Sul a oferecer a vacina HPV para meninos em programas nacionais de imunizações. Ela previne contra diversos tipos de câncer.
Contra a meningite C – a mais prevalente das meningites bacterianas –, a campanha será voltada para meninos de 11 a 14 anos e meninas entre 12 e 13 anos. Geralmente, a primeira dose é aplicada até os 4 anos de idade.
Continua depois da publicidade
Ouça a reportagem: