Desde que foram iniciadas as inspeções do Programa Floripa Se Liga na Rede, em outubro de 2013, já foram inspecionados 20.808 imóveis, entre unidades familiares, multifamiliares, comerciais e multicomerciais. Deste total, 50,9 % das ligações estão atualmente classificadas como adequadas e 49,1% apresentam irregularidades.

Continua depois da publicidade

(Foto: arquivo pessoal / arquivo pessoal)

É o que mostra o último relatório do Programa, consolidado nesta segunda-feira. Em imóveis multifamiliares e multicomerciais a inspeção é realizada por meio de amostragem, o que significa que no relatório uma inspeção corresponde, na verdade, a mais de uma verificação efetuada. Assim, mais de 50 mil ações já foram realizadas pelo programa desde seu início efetivo.

Jurerê foi a localidade onde foi registrado o maior percentual de irregularidades. No entanto, a exemplo do que vem acontecendo desde fevereiro, quando foram iniciadas as inspeções no bairro, o índice vem diminuindo a cada novo levantamento. Em março o índice era de 83,7% de irregularidades; em abril, este número caiu para 72,6%; em maio, 71,6%, e neste novo relatório chegou a 63,7%.

No bairro, a irregularidade mais frequente é a ausência de caixa de gordura, com 556 ocorrências, seguida pela não conexão à rede de esgoto, problema constatado em 293 inspeções.

Ponta das Canas e Ingleses, com 60,4% e 59,3% de irregularidades, respectivamente, vêm a seguir, sendo que no caso de Ponta das Canas a irregularidade encontrada com maior frequência é a ausência da caixa de gordura, com 625 casos, e, em Ingleses, a não conexão à rede de esgotamento ainda é a inadequação mais recorrente, com 732 casos.

Continua depois da publicidade

O relatório mostra, ainda, que um total de 3.078 (40,1%) dos imóveis listados como irregulares no momento da inspeção já promoveram a regularização das instalações, sendo que 2.746 cumpriram com as determinações das equipes de inspeção a partir da notificação e 332 regularizaram após receber intimação.