Metade dos municípios de Santa Catarina está infestado pelo mosquito da dengue, que já deixou ao menos 10 mortos no Estado. Os 10,6 mil casos confirmados, desde o início do ano, estão em ao menos 145 cidades catarinenses, sendo cinco delas com registros de epidemia. Os números são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), divulgados nesta quarta-feira (12).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O Estado decretou situação de emergência no fim do mês de março, quando o número de pacientes com a doença se aproximou dos 5 mil. Desde então, o crescimento semanal de casos tem sido próximo de 1 mil novos pacientes, com exceção das duas últimas semanas. Na comparação com os dados divulgados há sete dias, Santa Catarina registrou o crescimento de quase 600 novos casos e três mortes — uma média de 85 diagnósticos por dia. Crescimento que há 15 dias foi de 400 casos.

Joinville, no Norte do Estado, e Palhoça, na Grande Florianópolis, detêm a maioria dos pacientes. As duas somadas representam 52,6% de todos os casos do Estado. Ainda na Grande Florianópolis, a Capital ocupa a terceira posição, com 800 pacientes infectados pela doença.

As duas cidades estão na lista dos municípios que decretaram epidemia, junto com Quilombo, Saudades e União do Oeste.

Continua depois da publicidade

Quase 600 novos casos em uma semana

Na comparação com o boletim anterior da Dive, Santa Catarina teve aumento de 600 casos em sete dias. O número, apesar de alto, não é o maior aumento registrado no tempo analisado. O Estado chegou a contabilizar 4 mil novos casos em sete dias.

No boletim da semana passada, o Estado tinha 10.040 confirmações — agora, são 10.637. Ao menos 21.3339 permanecem como casos suspeitos em investigação.

Dicas para combater mosquito da dengue

Leia também

SC pede urgência na liberação de vacina da dengue como aconteceu com a Covid

Tratamento para dengue exige busca por atendimento médico e hidratação