Após seis meses do início da vacinação contra a Covid-19, Santa Catarina atingiu a marca de 50% da população com, ao menos, a primeira dose, segundo dados do Monitor da Vacina do NSC Total. Ou seja, metade da população, até esta segunda-feira (2), já foi vacinada, o que representa mais de 3,6 milhões de catarinenses. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Só em julho foram quase 1 milhão de doses aplicadas da primeira dose. Além disso, ao menos 11 cidades catarinenses aplicaram a D1 em mais de 75% da população, com Guaraciaba tendo o melhor desempenho com 86,88% da população vacinada. 

O avanço da vacinação também tem mostrado resultado em relação aos óbitos registrados no Estado. Em março, pior mês da pandemia, 70,85% das mortes eram de idosos com mais de 60 anos – no período, foram 2.623 vítimas. Em julho, o número caiu para 46,5% – 459 mortes por Covid-19 na faixa etária. 

> Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

Continua depois da publicidade

A previsão, segundo o Monitor da Vacina, é que toda a população de Santa Catarina seja imunizada por completo até o dia 26 de fevereiro de 2022. Atualmente, a média móvel diária de aplicações é de 45.074 doses.

> Com números em queda, SC registra 13,2 mil casos ativos de Covid-19

Mais de 140 mil pessoas não retornaram para a segunda dose

Até esta segunda-feira (2), 20,51% dos catarinenses estavam totalmente imunizados. Ou seja, a cada cinco pessoas, uma já completou o ciclo vacinal contra a Covid-19. São 1.487.495 pessoas com a segunda dose ou vacina de dose única. Em julho, mais de 627 mil vacinas foram aplicadas. 

Porém, segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), até esta segunda-feira, 143.562 pessoas ainda não retornaram para tomar a segunda dose da vacina. São 66.760 da Coronavac e 76.802 da AstraZeneca. O número é 14,64% maior do que na última semana, quando eram 125.220 pessoas. 

> Para cumprir calendário, Joinville ainda precisa vacinar 141 mil contra Covid

Cidades recebem mais doses para cumprir calendário

A previsão do Governo de Santa Catarina é que até 31 de agosto toda a população adulta, com 18 anos ou mais, seja vacinada com a primeira dose. Porém, alguns municípios ainda não conseguiram cumprir o calendário estabelecido pelo Estado, que prevê, para essa semana, a imunização de pessoas com mais de 30 anos. 

Continua depois da publicidade

Um levantamento feito pela Gerência de Doenças Infecciosas Agudas de Imunização (GEDIM), do governo estadual, identificou que 81 municípios ainda estão vacinando a população na faixa etária dos 35 aos 39 anos. Nesta semana, até quinta-feira, o público-alvo são pessoas de 30 e 34 anos, segundo o calendário estadual.

> Efeitos colaterais da Pfizer; veja os sintomas mais relatados

Em contrapartida, 38 cidades catarinenses já iniciaram a imunização de pessoas abaixo dos 30 anos. O número não leva em conta os 10 municípios que fazem fronteira com a Argentina, onde ocorre a vacinação em massa para evitar a disseminação de variantes pelo Estado.

Por conta disso, na nova remessa de vacinas contra a Covid encaminhada pelo Estado aos municípios reservou uma proporção maior de doses para aqueles que ainda não alcançaram a vacinação da faixa etária de 30 a 34 anos, a fim de se cumprir o calendário. 

Leia também: 

SC recebe 220 mil doses da vacina contra Covid para ampliar imunização por idade

Continua depois da publicidade

Novo mapa de risco aponta quatro regiões em nível gravíssimo para Covid em SC

Total de casos ativos de Covid-19 em Blumenau é o menor desde outubro de 2020

Concursos públicos em SC: veja vagas abertas em agosto, salários e como se inscrever

Bolsonaro sobre taxar grandes fortunas: “É crime ser rico no Brasil?”