O Facebook é uma importante ferramenta de marketing digital e isso não é novidade para ninguém. Prova disso é que no Brasil são mais de 2 milhões de páginas de pequenas e médias empresas na plataforma. No mundo, são 25 milhões de páginas voltadas aos pequenos negócios. Para auxiliar os empreendedores a alavancar seus negócios na rede, o Facebook criou uma parceria com o Sebrae. Uma das iniciativas em conjunto é o “1° Summit Florianópolis – Facebook para pequenos negócios”, que ocorreu ontem na Capital. O evento tem como meta mostrar as ferramentas da plataforma para geração de negócios. Em entrevista ao Diário Catarinense, Fernanda Tosta, gerente de negócios para PMEs do Facebook Brasil, falou sobre os pilares da parceria, que tem como meta atingir 1 milhão de empreendedores brasileiros. Confira:

Continua depois da publicidade

Diário Catarinense – Como funciona essa parceria entre Facebook e Sebrae?

Fernanda Tosta – Há cinco meses, a gente conversa com o Sebrae e a parceria comporta quatro pilares. A Feira do Empreendedor é um deles, onde temos um stand e participamos com algumas palestras. Também estamos trabalhando em parceria com o Sebrae no Summit, que vai circular por 12 cidades brasileiras. Então a gente ensina qual a melhor foma de utilizar a ferramenta sem ter muito gasto com isso. Porque às vezes as pessoas ficam meio receosas em investir no Facebook, quando na verdade, a partir de R$ 1 por dia você consegue fazer um anúncio. A gente mostra ainda como ter mais interação com seu público dentro da plataforma, que hoje é mais vista como geradora de negócio do que como plataforma de relacionamento. Hoje, oito em cada 10 internautas brasileiros estão no Facebook. O terceiro pilar é o eLearn, que vai ser lançado até o final desse mês, uma ferramenta fácil para treinar como criar página, anúncio e com dicas de melhores práticas. E temos ainda os multiplicadores do Sebrae, que vamos treinar para dar suporte aos empreendedores interessados em ter seu negócio no Facebook.

DC – Qual a meta do Facebook com esses pilares?

Continua depois da publicidade

Fernanda – As pessoas sabem que o Facebook existe, mas a gente pode ajudá-las a melhorar o negócio dentro da plataforma. A nossa ideia é atingir 1 milhão de empreendedores aqui no Brasil.

DC – De que forma o Facebook alavanca os negócios?

Fernanda – O consumidor está no Facebook e o empreendedor consegue falar com ele, esse é o grande valor da plataforma, a segmentação. E quando você entende qual o seu negócio e o seu público, você realmente consegue falar com ele. O mais importante para alavancar os negócios é direcionar a mensagem.

DC – Então, mesmo com uma estrutura enxuta, é possível uma pequena empresa impulsionar as vendas pelo Facebook?

Continua depois da publicidade

Fernanda – Sim, é possível porque Facebook é uma plataforma self-service. Com capacitação, realmente consegue fazer isso e não precisa de uma equipe gigante para ter seu negócio na plataforma. Você consegue fazer isso com com recurso e investimento menores, mas com qualidade.

>>> Dados Facebook no Brasil

25 milhões de páginas de PMEs no mundo

No Brasil, são mais de 2 milhões de páginas de PMEs no Facebook

No Brasil

83 milhões de usuários ativos por mês.

52 milhões de usuários ativos diários.

58 milhões de usuários ativos mensais por celular.

30 milhões de usuários ativos diários por celular.

Hoje o tempo de navegação no FB é muito maior do que em qualquer outro site. Um estudo da Comscore mostra que 1 em cada 4 minutos do tempo do internauta brasileiro é usado no Facebook.