Reduzir o sedentarismo. Este é o objetivo principal do Dia do Desafio, marcado para começar às 8h desta quarta-feira em Blumenau e em outras nove cidade da região. Tradicionalmente feito no Parque Ramiro Ruediger, este ano, por causa da previsão de chuva forte, a organização optou por mudar o local da competição. O Setor 1 do Parque Vila Germânica, na Rua Alberto Stein, no bairro da Velha, ficará livre a partir das 8h para a prática de atividades físicas e recreativas e para o aulão de zumba, das 18h30min às 20h30min.
Continua depois da publicidade
A meta da 21ª edição é mobilizar 300 mil pessoas na região, um aumento de 25% em relação ao ano passado, quando a meta era atingir 240 mil. De acordo com o coordenador de recreação e ação comunitária do Serviço Social do Comércio (Sesc) desde 2012, André Rene Nader Rodrigues, 196 mil pessoas marcam presença no evento de 2014. O número corresponde aos participantes de Blumenau, cidade sede do desafio, e de outros nove municípios do Vale. Neste ano, a concorrente de Blumenau é Sorocaba (SP).
– Sabemos que a meta é grande, mas queremos alcançar o máximo de gente possível. O Dia do Desafio foi criado para incentivar a prática de atividades físicas, além de ajudar a vencer o sedentarismo. É para as pessoas criarem o gosto pelo exercício, seja ele qual for, e depois o hábito – pondera Rodrigues, que também é formado em Educação Física.
Rodrigues ressalta que para participar do Dia do Desafio não é preciso ir até o Setor 1 da Vila Germânica. Quem fizer 15 minutos ou mais de qualquer atividade física durante esta quarta-feira já estará participando. Para registrar a adesão e contabilizar na disputa é preciso entrar em contato com o Sesc _ nos telefones 3322-2302 ou 3322-5261 _ e registrar a participação. Basta informar o nome, qual a atividade praticada e por quanto tempo. É possível ainda encaminhar as informações e fotos no WhatsApp do Sesc (47) 9908-3633.
Continua depois da publicidade
O Dia do Desafio
Criado em 1980, no Canadá, o Dia do Desafio é uma iniciativa da The Association For International Sport for All (Tafisa), empresa que promove o esporte para todos. No Brasil, desde 1995, o movimento comunitário é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos departamentos regionais do Sesc em todo o país. Em 2013, o Dia do Desafio tornou-se parte da campanha Move Brasil, que pretende mobilizar o maior número de pessoas para praticar atividades físicas no país até 2016.
A ação ocorre em forma de competição entre as cidades de mesmo porte. Os municípios que mobilizarem o maior número de pessoas são os vencedores. A premiação, por sua vez, é apenas simbólica, pois os verdadeiros vencedores são os participantes.
> Motivos para participar do Dia do Desafio
– Não tem restrição de idade. Segundo o coordenador do evento em Blumenau, André Rodrigues, até cadeirantes podem participar.
Continua depois da publicidade
– É uma oportunidade para ter o primeiro contato com alguma atividade física e, depois, criar o hábito de se exercitar, evitando o sedentarismo.
– É fácil participar. Vale praticar qualquer atividade física. O participante pode caminhar, pedalar, brincar, correr e até, subir escadas.
– Além de focar em um estilo de vida mais saudável, o Dia do Desafio ainda dá a oportunidade de interação com outras pessoas.
Continua depois da publicidade
– Pode participar de qualquer lugar, basta completar 15 minutos de exercício. Para contabilizar a adesão é preciso entrar em contato com o Sesc.