Rodrigo Guimarães é o vencedor da terceira temporada do Mestre do Sabor, e receberá R$ 250 mil como prêmio. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (22) após uma disputa acirrada com Pedro Barbosa na grande final do reality show culinário da Globo. Natural do Rio de Janeiro, o chef fez parte do time de Rafa Costa e Silva na primeira fase da competição. Ele havia sido selecionado para a atração após chamar a atenção com um arroz meloso com rapadura e barriga de porco.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Na primeira parte da final, os quatro finalistas (além de Rodrigo e Pedro, Cadu Moura e Danilo Takigawa também estavam na disputa) tinham que preparar um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa, usando como ingrediente obrigatório a mandioca. Antes de começar, eles foram surpreendidos com a presença dos participantes eliminados, que voltaram para ajudá-los na prova.

Após sortear a ordem, eles tiveram que escolher quem queriam em seus times. E, então, passaram a preparar os pratos que precisavam impressionar os técnicos, já sabendo que os dois melhores avançariam e os dois piores deixariam a competição. Nesse momento, os menus de Rodrigo (“União Faz a Força”) e Pedro (“Raízes”) foram eleitos os melhores. O primeiro tinha como entrada um dadinho de mandioca com feijão-preto e pescado curado, enquanto o segundo teve como prato principal uma mandioca laqueada com caldo de frango.

> Jéssica Mueller sobre o No Limite: “Só não me eliminavam por saber que eu me saía bem nas provas”

Continua depois da publicidade

Já Cadu e Danilo foram eliminados, após seus menus serem considerado aquém dos realizados pelos colegas. Chamavam a atenção, no primeiro, uma tortilla de mandioca com vinagrete de lula no primeiro e, no segundo, uma macaxeira em texturas com lagostim e consomê. Na última prova da temporada, os chefs tiveram uma hora para executar um prato com acém, fígado ou costela de boi, no qual também precisavam usar pelo menos um dos seguintes ingredientes: coco, jabuticaba, jiló ou maracujá.

Tanto Rodrigo quanto Pedro decidiram usar o fígado como proteína. Porém, enquanto o primeiro optou por fazer um fígado acebolado com mil-folhas de couve e jiló, o segundo preparou uma cebola recheada com patê de fígado e vinagrete de jabuticaba. Apesar de o programa ter sido gravado, a final teve a última parte realizada ao vivo. Nela, foi mostrada a finalização dos pratos dos finalistas e o teste-cego dos técnicos. Após deliberarem, eles escolheram o prato de Rodrigo como o melhor da noite, sagrando-o campeão da temporada.

Leia também:

> Eric Clapton diz que vai se recusar a tocar em locais que exijam vacina

> Cid Moreira rebate acusações dos filhos: “Consciência tranquila”

> Jamie Foxx posa com camisa da seleção brasileira no Instagram