Messi ultrapassou neste domingo a marca de Pelé de gols anotados em um só ano. O argentino chegou aos 76 gols, um a mais que o Rei do Futebol havia feito em 1959. A vítima foi o goleiro Aouate, do Mallorca, que acabou sendo derrotado por 4 a 2 no Estádio Iberostar, em Palma de Mallorca.
Continua depois da publicidade
Messi ainda não é o recordista absoluto de gols em um ano. O dono do recorde é o alemão Gerd Müller, que fez 85 gols em 1972 pelo Bayern de Munique e seleção da Alemanha.
O recorde poderia ter sido igualado mais cedo, porém Messi abriu mão de cobrar uma falta frontal. Xavi foi para a cobrança e fez o primeiro gol do Barça aos 27 minutos de jogo.
A superioridade do Barcelona era tamanha que se tornava previsível o fato de Messi deixar a sua marca nas redes de Aouate. Isso demoraria até os 43 minutos, quando o camisa 10 enfilerou adversários ao seu melhor estilo, antes de definir de fora da área. Um minuto depois, Tello marcaria o terceiro do clube catalão.
Com a vantagem de três gols, o Barça descansou no segundo tempo e logo o Mallorca aproveitou o cochilo para encurtar a distância com os gols de Pereira e Vitor, em cobrança de pênalti depois que Busquets meteu a mão na bola dentro da área.
Continua depois da publicidade
Messi sentiu que era hora de acordar o Barcelona. Resolveu não esperar o jogo contra o Zaragoza no próximo sábado no Camp Nou e soltou a bomba para estufar as redes de Aouate.
O Barcelona segue firme na liderança do Campeonato Espanhol, com 31 pontos.