Sem Messi em suas melhores condições, o Barcelona sofreu para conseguir o empate em 1 a 1 com o PSG, no Camp Nou. O time francês, precisando reverter a vantagem do time espanhol – os dois times empataram em 2 a 2 na França-, partiu para o ataque. Após o gol de Pastore, Messi deixou o banco e entrou no jogo aos 16 minutos do segundo tempo. Sem conseguir balançar as redes, o craque argentino criou a jogada para o gol de Pedro, aos 25 da etapa complementar.
Continua depois da publicidade
No PSG, a formação no meio-campo que foi bem diferente em relação ao primeiro jogo. Na ida, jogaram Beckham e Matuidi. O primeiro ficou no banco, já que foi vítima da correria desenfreada que o Barça causou em Paris, e o segundo estava suspenso. Jogaram Thiago Motta e Verratti, com novamente Lucas e Pastore completando o setor.
O italiano foi um dos motores do meio-campo, dando várias opções, e fazendo Lucas correr. O brasileiro foi um dos destaques da partida, fez boas jogadas, driblou muito, e criou boas chances. E a melhor oportunidade do primeiro tempo foi mesmo do PSG, após desarme inteligente de Lavezzi em cima de Busquets. Mas o argentino se embolou sozinho na arrancada. O Barça criou as chances normais dele, sufocou em alguns momentos, mas Sirigu não teve tantas dificuldades.
No início do segundo tempo, um banho de água fria no Barcelona. Jogada rápida e inteligente no meio-campo, tabela entre Pastore e Ibrahimovic, e o argentino conseguiu arrancar. Quando chegou na área, finalizou bonito e abriu o placar.
Ironicamente, a torcida do Barça comemorou na sequência, pois Tito Vilanova colocou Messi para aquecer. Mas só 11 minutos depois que ele entrou, ao lado de Bartra, que teve que substituir Adriano, improvisado na zaga, machucado.
Continua depois da publicidade
Já em campo, Messi pouco corria. Poupava-se o tempo todo, via-se que estava no sacrifício. E o PSG, ao contrário do Chelsea do ano passado, por exemplo, não se posicionou defensivamente quando conseguiu a vantagem no placar, e a classificação momentânea.
Mas mesmo se poupando, correndo apenas o necessário, Messi foi Messi. Cinco minutos depois de entrar, criou a jogada do gol de empate. Conduziu a bola, tocou para Villa, que estava mais ou menos na marca do pênalti sendo marcado por meio time adversário, e deu um toquinho que tem o mesmo nível de sutileza quanto de genialidade para Pedro, que acertou grande chute de canhota.
Até o fim, jogo lá e cá, Beckham em campo com vaias da torcida, Barça tentou segurar, PSG para cima, boas chances dos dois lados, mas ficou no empate, resultado que garantiu o Barça. Na sexta-feira, haverá um sorteio às 7h30min (horário de Brasília) para ver o chaveamento da semifinal. O Barça pode pegar Real Madrid, Bayern de Munique ou Borussia Dortmund.