O Barcelona não teve muitas chances, mas venceu o Eibar, neste sábado, por 2 a 0, jogando na casa do rival. O resultado deixa os catalães isolados na liderança do Campeonato Espanhol, com 65 pontos, quatro a mais que o Real Madrid, que ainda joga na rodada. O grande destaque foi novamente o argentino Lionel Messi, que marcou os dois gols e assumiu a ponta da artilharia da competição, agora com 32 gols, deixando o português Cristiano Rolando, que tem 30, para trás.

Continua depois da publicidade

O duelo contra o Eibar foi especial para dois jogadores. O volante Xavi entrou na segunda etapa no lugar de Rakitic e completou 750 partidas com a camisa do Barcelona. É o que mais vestiu a camisa azul-grená na história. Já o brasileiro Neymar fez neste sábado o jogo número 300 como profissional.

Leia mais notícias sobre futebol

Continua depois da publicidade

O técnico Luis Enrique havia classificado a partida contra o Eibar como jogo-chave na temporada, principalmente pelos dois próximos duelos do clube catalão: Manchester City, na quarta-feira, pela volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, e no dia 22 (domingo), no clássico diante do Real. E a equipe, liderada por Lionel Messi, entrou dominando o confronto desde o início, chegando a ter 70% de posse de bola no primeiro tempo. Mas os jogadores não conseguiam furar a retranca montada pelo treinador Gaizka Garitano.

O time catalão parece ter sentido os muitos desfalques – alguns por precaução, devido ao campo molhado do Estádio Municipal de Ipurua. Mascherano, Xavi, Iniesta e Mathieu – este pendurado – ficaram como opção no banco. Busquets, lesionado, e Daniel Alves e Jordi Alba, suspensos, não foram relacionados.

Apesar de ter o controle da partida, os catalães não conseguiram traduzir o amplo domínio em chances de gol. O Eibar se mostrou traiçoeiro em seu acanhado estádio, fechando todos os espaços em seu campo defensivo. Mas água mole em pedra dura… Aos 37 minutos, após boa jogada entre Neymar, Rakitic e Suárez, a bola sobrou para Messi. O argentino chutou e a bola explodiu no braço de Ekiza. Na cobrança, o camisa 10 não perdoou e assumiu a artilharia do Campeonato Espanhol, passando o português Cristiano Ronaldo. Suárez até teve uma boa oportunidade, mas foi travado na hora da conclusão.

Neymar teve uma boa chance no início do segundo tempo. Messi deixou o brasileiro na cara do goleiro Jaime Jiménez, que abafou o chute do brasileiro. Em seguida, o argentino mostrou que sua fase é realmente excepcional. Aos nove minutos, ele escorou, livre, escanteio cobrado por Rakitic, em tipo de lance que o craque do Barça não costuma marcar.

Continua depois da publicidade

A melhor chance do Eibar foi aos 44 minutos. Após cruzamento da direita, Piovaccari dominou e a bola explodiu no travessão. Um pecado para o time da casa.

*LANCE!NET