Está bem, o Barcelona perdeu a aura de imbatível e seus toques intermináveis já vinham penando na liga espanhola, mas ainda é o esquadrão de Messi, Xavi e Iniesta. Ou seja, tudo pode acontecer nesta terça, às 15h45min (horário de Brasília) contra o PSG, em jogo de ida válido pelas quartas de finais da Liga dos Campeões. O mesmo se pode dizer do Paris Saint-Germain. Time multimilionário, sensação do campeonato francês, sofreu para passar pelo Valencia nas oitavas. Mas, enfim, Ibrahimovic, Lucas e Thiago Silva comandados por Carlo Ancelotti são adversários à altura.
Continua depois da publicidade
Nas oitavas, o Barcelona deu uma demonstração de recuperação de forças ao aplicar 4 a 0 no Milan. Precisava vencer bem, depois de uma derrota de 2 a 0 na Itália. A resposta foi fulminante o bastante para recuperar alguma credibilidade.
Tanto que o zagueiro Thiago Silva admitiu ao site da Fifa o favoritismo do time catalão, embora também tenha dito que conhece demais os pontos fracos do adversário.
– Sabemos quais são os pontos fracos deles (Barcelona), só não posso contar como faremos – disse o brasileiro.
O mundo inteiro ainda acredita no time de Messi, que nas últimas cinco temporadas chegou às semifinais em todas. A última vez de uma queda nas quartas de finais foi em 2006/2007, diante do inglês Liverpool. Já a última semifinal do PSG é a da 1994/1995.
Continua depois da publicidade
O Barcelona terá o retorno do técnico Tito Vilanova ao banco de reservas, após dois meses de tratamento médico contra um câncer em Nova York. Em Paris, o objetivo é evitar o susto sofrido na derrota de 2 a 0 em Milão, que o obrigou a reagir aos 4 a 0 no Camp Nou. Do outro lado, o PSG já conseguiu uma proeza. O atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, goleador da Liga francesa com 25 gols e que não disputaria o clássico devido a uma suspensão de dois jogos, foi liberado pela Uefa e estará em campo contra seu ex-clube.
A rodada inclui Bayern de Munique (atual vice campeão europeu e a um empate do título da Bundesliga) e Juventus (com invencibilidade de 18 jogos em competições europeias). Aqui, é mais difícil apontar um favorito. Não há um Barcelona em jogo.
Terça – 15h45min
PSG x Barcelona
Bayern de Munique x Juventus
Quarta – 15h45min
Málaga x Borussia Dortmund
Real Madrid x Galatasaray