Aos 28 anos, Messi atingirá mais uma marca importante na carreira ao entrar em campo nesta quarta-feira, contra o Betis, no Camp Nou, em duelo válido pela 17ª rodada do Campeonato Espanhol. Desta vez, não trata-se de um recorde, mas de um número significativo. O craque completa 500 partidas pelo Barcelona, em mais de dez anos na trajetória como profissional.

Continua depois da publicidade

Última rodada do ano tem briga de três grandes pela liderança

Atualmente, o argentino é o sexto jogador que mais vestiu a camisa azul-grená. À frente dele estão Xavi (767), Puyol (593), Iniesta (567), Migueli (549) e Valdés (535). Todos espanhóis. O caminho para tornar-se o número 1 neste quesito é longo e cheio de percalços, sobretudo com a possível proposta milionária do Manchester City para tirá-lo do Camp Nou.

Messi chegou ao Barcelona ainda garoto, em 2000, com apenas 13 anos. A estreia no profissional foi realizada em novembro de 2003, num amistoso contra o Porto, na inauguração do Estádio do Dragão. Em outubro de 2004, fez a partida oficial: contra o Espanyol, pelo Campeonato Espanhol. A entrada em campo rendeu ao hermano a marca de jogador mais jovem do Barcelona a disputar a competição.

Demitido por ofensas ao Barça e à Catalunha, Sergi Guardiola pede desculpas

Continua depois da publicidade

O primeiro de muitos gols chegaria na vitória sobre o Albacete por 2 a 0, no dia 1º de maio de 2005, na mesma temporada, diante da torcida, no Camp Nou. O passe foi efetuado por Ronaldinho Gaúcho, numa emblemática troca de bastão entre o dono do time e o futuro melhor jogador do mundo.

Ainda em 2004-2005, Messi, com apenas 17 anos, conquistaria o primeiro título pelo Barcelona. E o argentino ganhou, em cada temporada, mais o protagonismo. Ao todo, foram 26 canecos (todos os torneios possíveis), isso sem contar campeonatos menores, como Troféu Joan Gamper, Copa da Catalunha e Copa Audi.

Jornal inglês elege Messi o melhor de 2015

Já os gols brotaram feito água. Desde março de 2014, Messi é o maior artilheiro da história do clube catalão, com 454, número que dificilmente será superado e que tende a aumentar.

Outros recordes também fazem parte do ciclo de Messi no Barcelona. Ele é o estrangeiro com mais partidas (499), o maior goleador em uma edição do Campeonato Espanhol (50, em 2011/2012), o artilheiro em uma temporada (73, também em 2011/2012) e goleador apenas em um ano (79 tentos, em 2012 – 91, se somar os gols pela Argentina).

Continua depois da publicidade

No dia da mentira no Uruguai, Racing-URU “anuncia” Ronaldinho

*LANCEPRESS