Seja por hábito ou por falta de informação, muitos eleitores levaram o título de eleitor para votar neste domingo. A apresentação do título de eleitor deixou de ser obrigatória depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência na última quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Apesar da Justiça Eleitoral estar veiculando propagandas no rádio e TV desde sexta-feira informando da mudanças, muitos eleitores não sabiam que podiam votar somente com um documento oficial com foto.

Indianara Santos, 20 anos, votou na Escola Almirante Carvalhal, em Coqueiros, e levou consigo o título de eleitor. Ela diz que não sabia que o documento não era mais obrigatório e acredita que a mudança foi mal divulgada.

– Mas mesmo se eu soubesse eu traria o título de qualquer maneira, pois nunca lembro minha seção eleitoral – afirma.

Já Sadi Capeleto, 69 anos, que vota na Escola Presidente Roosevelt, também em Coqueiros, sabia que não precisava levar o título, mas trouxe o documento por questão de hábito.

Continua depois da publicidade

– A minha vida toda levei o título para votar, por que não trazer agora – aponta.

Mesmo levando o documento, Capeleto acha que a decisão do Supremo foi correta, pois facilita o processo de votação. Segundo ele, um documento com foto é o suficiente para identificar o eleitor. No entanto, ele destaca que uma alteração como esta não deveria ter sido feita às vésperas da eleição.

– Este foi o lado negativo, uma decisão como esta deveria ter sido tomada bem antes – avalia.