A esperada neve não veio, mas o sentimento entre os turistas esteve longe da frustração na Serra de Santa Catarina. As temperaturas negativas, os nevoeiros e a geada que cobriu os campos na madrugada deste domingo garantiram a diversão dos milhares de visitantes que lotaram a região.

Continua depois da publicidade

– Quando há chance de neve, é um atrativo a mais. Mas não posso dizer que foi o melhor fim de semana do ano ou que atingimos a melhor ocupação hoteleira porque isso é constante aos sábados e domingos com o frio em si. As temperaturas em queda já lotam a Serra quase toda semana no inverno – destaca o presidente do Conselho de Turismo da Serra (Conserra), Sérgio Lima.

Os termômetros em baixa neste fim de semana foram resultado da presença de uma massa de ar frio e seco no sul do Brasil. As menores temperaturas de domingo em SC foram no início da madrugada, e não ao amanhecer como normalmente acontece. Isso ocorreu em razão da nebulosidade que se formou durante a madrugada, colaborando com o aumento da temperatura nas primeiras horas do dia. Urupema registrou a menor temperatura, com -3,5ºC, seguida por São Joaquim, onde fez -2,1ºC, conforme a Epagri/Ciram.

Com o frio intenso e ainda acreditando na neve que acabou não chegando, os turistas começaram a procurar os lugares mais frios da região ainda de madrugada. Uma fina camada de geada cobria os campos serranos em áreas no interior de municípios como Urupema, Urubici e Rio Rufino, e picos como o Morro da Igreja, em Urubici, e o Morro das Antenas, em Urupema, proporcionavam verdadeiros – e congelantes – espetáculos ao amanhecer.

Continua depois da publicidade

– É uma paisagem maravilhosa, com certeza vale enfrentar o frio por uma imagem dessas, mesmo sem neve – comentou Maria Lucia Zamparo, de Indaial, logo depois de uma selfie no Morro das Antenas e antes de rapidamente voltar ao aconchego menos gelado do carro.

Para muitos, a geada já foi suficiente para o passeio ser inesquecível e garantir um retorno em outros fins de semana com previsão de tempo frio.

– Ver os campos cobertos do branco da geada é uma coisa impensável em São Paulo. É incrível o que Santa Catarina tem. Já conhecia a serra gaúcha, mas aqui me parece uma beleza mais rústica, mais bruta. Pretendo voltar muitas vezes – disse o paulistano Leonardo Duarte dos Santos.

Continua depois da publicidade

No fim da manhã a maioria dos hotéis e pousadas começaram a ser desocupadas em toda a Serra e a rotina volta à tranquilidade comum durante a semana, para voltar ao movimento intenso entre sexta-feira e domingo. Mas o turista que puder e quiser aproveitar mais um pouquinho do frio, vale esticar a estadia até esta segunda-feira, já que a previsão do tempo ainda aponta temperaturas baixas e possibilidade de geada e sincelo no início da semana.

Leia mais notícias sobre a Serra Catarinense