Às margens do Sena e da Catedral de Notre-Dame, em Paris, um grupo de brasileiros vibrava e aplaudia cada entrada das delegações dos países para a abertura dos Jogos Olímpicos através das águas do rio. A energia era de como se estivessem localizados em uma das 124 arquibancadas instaladas para assistir à passagem dos barcos de cada equipe. Mas eles conferiram tudo pela televisão.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Em Paris, cerca de 200 mil pessoas estiveram presentes em locais privilegiados para acompanhar o início oficial do evento mundial. Mas esse número se multiplicou para quem estava nas imediações. Praticamente todos os bares, cafés e restaurantes se prepararam para proporcionar suas próprias cerimônias personalizadas, com televisões espalhadas e caixas de som em volume máximo.
Optar por um desses estabelecimentos foi o caso dos baianos e namorados João Vitor Almeida e Gabriela Xavier, ambos de 26 anos. Em viagem pela Europa com outros cinco familiares, acompanharam a cerimônia e a abertura em um restaurante localizado em um dos principais pontos turísticos parisienses. E aprovaram a experiência.
Continua depois da publicidade
– Cidade muito cheia, não conseguimos ingresso, mas estamos reunidos com o pessoal para assistir à abertura. Muito feliz de estar por aqui. Só de estar por Paris já vale a pena, é uma felicidade, ainda mais em um momento como esse – conta João, ao NSC Total.
– Já dá para sentir o clima e a atmosfera da cidade por estar aqui. Saímos de casa todos com a camisa do Brasil, uniformizados e sentamos neste barzinho, que estava cheio – acrescenta Gabriela.
Aniversariante, o carioca Alessandro Pereira foi outro que acompanhou a cerimônia em um restaurante de Paris, onde completou 47 anos e ganhou um “parabéns pra você”, em português. E se emocionou com a experiência.
– É impressionante e emocionante estar aqui. Minha primeira vez em Paris, assim como em uma Olimpíada. É uma cidade encantadora, estou gostando muito. Está acontecendo aqui ao lado o evento que todo mundo está acompanhando. Indescritível – destaca.
Continua depois da publicidade

Uma das maiores concentrações de sem ingressos foi na ponte Saint-Michel, construção de 62 metros de comprimento datada de 1857. Em meio a uma chuva torrencial, os curiosos tentavam ver o início da cerimônia. A melhor visão, no entanto, era mesmo da fachada da Catedral de Notre-Dame.
Duzentas e cinco delegações e 85 barcos desfilaram durante duas horas e meia na inovadora cerimônia – a primeira realizada fora de um estádio. Mas quem não teve oportunidade de adquirir uma das entradas e que tentou acompanhar algo das imediações, em geral, não obteve muito sucesso.
Veja também: a cerimônia de abertura de Paris 2024 em fotos
O forte esquema de segurança criado para a cerimônia cercou todo o perímetro da celebração oficial, que exibiu quase 3 mil artistas em um mega show realizado às margens do rio. Quando qualquer pessoa sem ingresso ou credencial se aproximava das áreas isoladas pelas centenas policiais franceses, a resposta era sempre a mesma, sem muito papo:
Continua depois da publicidade
– Está fechado.
Seja no presencial, nas proximidades ou pela televisão, quem assistiu à abertura dos Jogos Olímpicos de Paris se impressionou. A logística maluca para isolar parte de uma cidade tão importante fez com que Paris se mostrasse ainda mais para o mundo: um lugar incrível, em que cada detalhe pode ser apreciado.
* Por Diego Guichard, correspondente da NSC em Paris
Leia também
Veja o calendário completo das Olimpíadas Paris 2024
Tiro com Arco Paris 2024: Conheça os favoritos na briga por medalha
Canoagem Paris 2024: Conheça os atletas favoritos na briga por medalha
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.