O desafio intermodal de Joinville, que vai medir qual meio de transporte é mais eficiente na cidade, está mantido, apesar da chuva. O evento está marcado para 18 horas desta sexta-feira, com saída rua Presidente Prudente de Moraes, nº 406 e chegada na Estação da Memória.

Continua depois da publicidade

A prova prática vai colocar na mesma pista pedestres, bicicletas, motocicletas, automóveis, ônibus urbanos e táxis. O evento integra as atividades da Semana do Trânsito. O desafio intermodal tem como objetivo mensurar a qualidade dos deslocamentos urbanos.

– Serve para avaliar quais os meios de locomoção são mais eficientes no meio urbano num dia comum – explica Michele Fernandes Lins, do Instituto de Trânsito e Transportes (Ittran).

De acordo com o Ittran, a proposta não é apenas medir a velocidade e quem chega primeiro, mas avaliar o custo ambiental, econômico e social de cada meio de transporte.

Continua depois da publicidade

A avaliação do desafio será realizada por alunos do curso de engenharia da mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Entre os itens que compõem a avaliação estão o custo do deslocamento (combustível, depreciação do bem, taxas e impostos), impacto ambiental, tempo de deslocamento e infraestrutura viária. No total, a equipe envolvida na atividade soma 47 pessoas.

Na pista, estarão dois automóveis, duas motocicletas até 250cc, três linhas de ônibus diferentes, dois táxis (um usuário procurará um ponto de táxi e outro chamará o táxi pelo telefone), dois pedestres caminhantes, dois pedestres corredores, dois ciclistas de competição e dois ciclistas urbanos.

Já o passeio ciclístico que estava previsto para ocorrer as 19h15, logo depois do passeio intermodal, com a concentração em frente a Estação da Memória, foi cancelado em decorrência da chuva.

Continua depois da publicidade