A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) informou às equipes, nesta sexta-feira, que não há possibilidade de adiantar o GP do Japão para sábado, na sequência do treino classificatório. A medida foi ventilada para fugir do risco de a prova ser afetada pelo tufão Phanfone, que está se formando no Pacífico e deve atingir a região de Suzuka no domingo.
Continua depois da publicidade
A FIA descartou fazer a corrida no sábado por causa da pressão da administradora do autódromo e promotora do evento, que não aceita arcar com os custos da devolução dos ingressos do domingo. A realização da prova no início da semana também foi levantada, mas a ideia não ganhou força porque iria atrapalhar a realização do GP da Rússia, no próximo final de semana.
Um solução para evitar que o tufão afetasse a corrida seria o adiantamento da largada, previsto para as 15h locais (3h no horário de Brasília). Porém, segundo previsões meteorológicas, a medida não evitaria a queda de uma forte chuva prevista para domingo.
A Federação Internacional de Automobilismo disse que seguirá monitorando as condições climáticas para tomar decisões sobre o cronograma do evento.
Continua depois da publicidade