Considerado um dos maiores aborrecimentos do verão passado, juntamente com a distribuição de água, os apagões e as quedas de energia não causaram dor de cabeça no auge desta temporada em Santa Catarina.

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Entre o Natal e o Réveillon de 2013 para 2014, além de deixarem a população no escuro, os déficits da Celesc dificultaram a distribuição de água e afugentaram turistas, que acabaram saindo antes dos hotéis e levando uma impressão nada agradável do Estado. Desta vez não foram registrados problemas devido à sobrecarga, mesmo com a população de Santa Catarina ganhando 3 milhões a mais de pessoas, com a vinda dos turistas.

Aa distribuição da energia elétrica foi marcada pela superação de intempéries climáticas, segundo a Celesc. Porém, as medidas tomadas ao longo do ano asseguraram respostas rápidas a problemas causados por temporais.

O caso mais grave de falta de luz durante os dias da virada começou na tarde de 1º de janeiro e terminou somente na manhã seguinte. Trovoadas e chuvas fortes causaram desligamentos no sistema elétrico de várias regiões do Estado, deixando 50 mil unidades consumidoras na Serra, Alto Vale e Grande Florianópolis sem energia no pico do problema, por volta das 18h.

– Foi um dos piores momentos da história da Celesc, algo que eu nunca tinha visto. Duas torres foram derrubadas pelo vento e tivemos que erguer uma provisória de madeira com urgência. Vivemos momentos bem dramáticos, mas conseguimos driblar esses problemas e dar uma resposta rápida – comemora Cleverson Siewert, presidente da Celesc.

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Segundo a Celesc, somente para a virada de ano foram mobilizados 35 equipes extras – sendo 28 com caminhonetes e sete com caminhões – e 122 eletricistas no litoral catarinense, aumentando o número de plantonistas para 500 pessoas. Entretanto, a mobilidade dificultou as ações:

– Enfrentamos uma grande dificuldade com o deslocamento, principalmente nas regiões dos balneários. Mesmo pedindo licença, com o giroflex ligado, várias equipes ficaram presas no trânsito – conta Siewert.

Entrevista com Cleverson Siewert, presidente da Celesc

Os problemas do ano passado se repetiram nesta temporada?

Embora o Estado tenha sido bastante afetado por tempestades nos últimos 10 dias, nosso desempenho até o momento está sendo bastante bom. Mesmo nos momentos mais complicados, poucos casos de queda de energia foram registrados no sistema. E, quando apareciam, vieram respostas rápidas para reestabelecimento.

Você estava receoso com mudanças no clima e imprevistos diversos?

O sistema respondeu como imaginávamos, mesmo com imprevistos climáticos. A gente estava certo de que haveria um bom desempenho durante e após a alta temporada – tanto que criamos o Simo Online, disponível 24 horas. Somos a única distribuidora do país que teve coragem de abrir seu sistema para a sociedade, justamente porque o achamos bom. Afinal, quem não tem confiança no que faz, não abre esse tipo de informação.

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