Os dias frios das duas últimas semanas serviram como amostra grátis do que está por vir nos próximos três meses na região. O inverno começou oficialmente às 19h34min dessa segunda, mas desde a manhã as temperaturas baixas já exigiram mais casacos para os moradores que saíram às ruas.

Continua depois da publicidade

A primeira semana de inverno tem céu nublado e períodos de chuva fraca na região. Entre terça e quarta-feira a previsão é de que chova mais forte. A partir de sexta-feira, o tempo deve voltar a ficar seco e o sol deve aparecer durante o fim de semana.

– Dias mais nublados, noites de temperatura baixa, sem muita elevação à tarde. Será uma primeira semana bem típica do que costuma ser o inverno aqui no Vale – conta a meteorologista do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu), Francine Gomes Sacco.

Depois de dois invernos sem fortes ondas de frio, a previsão para 2016 é de que a estação terá suas características clássicas. As temperaturas mínimas devem oscilar entre 10 °C e 13 °C e as máximas, de 20 °C a 22 °C, consideradas normais no período, segundo o AlertaBlu. Já o ritmo climático deve ser marcado por passagens de frentes frias que provocam chuvas e massas de ar seco e frio logo em seguida, que derrubam as temperaturas. A expectativa é de que o pico do frio ocorra entre o final de julho e o início de agosto.

A previsão trimestral do sistema Epagri/Ciram chama a atenção também para a previsão de chuva acima da média no trimestre no Estado. Na região, como junho teve pouco volume de chuva registrado, julho e agosto devem ter volumes maiores de precipitação. No entanto, segundo o AlertaBlu, os limites normais dos meses não devem ser ultrapassados. Ao menos quatro a cinco ondas de frio, com dias consecutivos de baixa temperatura, estão previstos para este inverno pela Epagri/Ciram.

Continua depois da publicidade