O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) já começou os treinamentos com os mesários que vão atuar nas eleições de outubro em Santa Catarina. Eles recebem aulas sobre os procedimentos referentes ao processo, desde o recebimento das urnas até a votação, encerramento e devolução dos materiais à Justiça Eleitoral.
Continua depois da publicidade
Uma das novidades este ano é que o estado terá o reconhecimento biométrico em todas as seções eleitorais. Os mesários ainda terão acesso a um aplicativo de celular específico com detalhes sobre o processo.
Quem for convocado para trabalhar como mesário deve comparecer a todos os treinamentos, que vão até o dia 23 de setembro, e também nos dias das eleições. Quem faltar está sujeito a sanções impostas pela Justiça Eleitoral.
Um dos benefícios para quem atua como mesário é a possibilidade de ganhar folga do trabalho. De acordo com a Justiça Eleitoral, para cada dia dedicado às eleições, é possível descansar dois dias no emprego.
A participação como mesário nas eleições depende do juiz de cada zona eleitoral. No entanto, quem quiser, pode se cadastrar diretamente no site do TRE-SC. Uma lista com as pessoas convocadas é atualizada frequentemente pelo Tribunal.
Continua depois da publicidade
Ouça as informações: