Cerca de mil mesários estão sendo preparados, em Jaraguá do Sul, para trabalhar no dia das eleições, dia 3 de outubro. De 1º de setembro até esta quarta-feira, eles participaram de um curso de orientação no cartório eleitoral para atender os mais de cem mil eleitores da cidade.

Continua depois da publicidade

O engenheiro mecânico e empresário Vilmar José Senger, 42 anos, já conhece como funciona os cursos de orientação. Esta é a segunda vez que ele participa como mesário. A primeira foi em 2008.

– Muita gente chega frustrada para fazer o curso de mesário. Mas eu acho que é uma boa hora para você conversar e ser orientado de como vai funcionar, qual sua função, e o que fazer em caso de irregularidades – explica.

Vilmar precisou sair do trabalho para participar do curso, mas para este caso a dispensa é garantida.

O responsável pela 17ª Zona Eleitoral de Jaraguá, Anderson Daniel Moser, afirma que até agora o cartório não teve problemas como a falta de mesários ou complicações no trabalho. Segundo ele, a seleção para a escolha começou em fevereiro, com a inscrição de mesários voluntários.

Continua depois da publicidade

– Não foi o número suficiente para preencher todas as vagas, mas um número interessante, de 500 pessoas – avalia.

Para atuar em Jaraguá e em Corupá, na 87ª zona eleitoral, é preciso de 1,3 mil mesários. Cerca de 800 foram convocados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para a escolha é levado em consideração se a pessoa já trabalhou antes na função, endereço, não ter nenhuma pendência judicial e não ter filiação partidária.