No mês de setembro, quando ocorre o pico da presença das baleias-francas no litoral de Santa Catarina, pesquisadores do ProFRANCA vão realizar atividades on-line sobre o universo dessas gigantes do mar. Todos os sábados, às 10h, a equipe entra ao vivo pelo Youtube para tratar de temas como o comportamento das baleias, monitoramento e métodos de pesquisa.
Continua depois da publicidade
A primeira live do Dia do Baleiólogo está disponível no canal do ProFRANCA, e as próximas serão realizadas em locais diversos, como em pontos de observação utilizados para monitorar os cetáceos. A cada sábado, será abordada uma temática diferente relacionada às baleias, explica Kátia Bolis, coordenadora de Educação Ambiental do ProFRANCA.
“Guia Manezinho” convida público a compartilhar histórias de Florianópolis
Para setembro, também está programado um sobrevoo de monitoramento das baleias, que este ano será em uma área de maior abrangência por conta do patrocínio da Petrobrás, segundo o ProFRANCA.
Ainda no Mês da Baleia-Franca, a oficina Aprendendo com as Baleias, que é direcionada para crianças e adolescentes, será realizada através de vídeos. Nesse material serão apresentados experimentos guiados, para serem realizados em casa. Os vídeos estarão nas redes sociais e no Youtube do projeto.
Continua depois da publicidade
Pedaço de rede se desprende e baleia-franca é avistada sem o artefato em Imbituba
Desde o início da temporada, em julho, a equipe de pesquisadores monitora 15 pontos fixos ao longo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, no litoral catarinense.