Na entrevista que concedeu à Rádio Nereu Ramos na sexta-feira o candidato a governador Gelson Merísio (PSD) anunciou que, em caso de vitória, não disputará a reeleição. Segundo ele, a preocupação com o segundo mandato compromete o primeiro. Aliados próximos interpretaram a afirmação como uma declaração de apoio à virtual candidatura do vice João Paulo Kleinübing (DEM) na eleição seguinte. Os dois passaram o dia juntos, em compromissos em Blumenau e região.

Continua depois da publicidade

Merísio também anunciou que pretende concluir no primeiro ano de governo as obras do complexo penitenciário do bairro Ponta Aguda, o que permitiria o fechamento definitivo do presídio do bairro Água Verde, um dos mais antigos e em piores condições do Estado.

Agenda

O PSL articula a vinda do candidato a vice-presidente Hamilton Mourão (PSL) a Blumenau. A confirmação da data depende da agenda do general.

Continua depois da publicidade

Confronto

A Câmara de Blumenau vive um clima de confronto declarado entre os vereadores Jovino Cardoso Neto (PROS) e Marcos da Rosa (DEM), ambos candidatos a deputado federal. Na última sessão, Jovino cobrou explicações pela demora no envio de informações relacionadas ao pagamento da empresa que vendia homenagens.

Levantamento

O PT de Blumenau começou uma campanha para o que chama de “voto útil” na eleição de deputado federal. Segundo levantamento interno, o Vale do Itajaí se situa entre as regiões onde o partido registra o melhor desempenho nas intenções de voto, o que favoreceria as perspectivas de vitória da candidata Ana Paula Lima (PT).

Candidatura cidadã

Em campanha a deputado estadual, o ecólogo Lauro Eduardo Bacca é aparentemente o primeiro e único “candidato cidadão” da disputa, modalidade de filiação criada pela Rede para quem não tem participação orgânica no partido. A candidatura cidadã se assemelha a uma candidatura independente, embora a Rede coloque como condição o alinhamento às diretrizes da sigla. Bacca respaldou a filiação no histórico de militância ambiental.

Calendário de eventos

O calendário de eventos de Blumenau deve ganhar o Dia Municipal de Prevenção ao Acidente de Trabalho, comemorado em 27 de julho. A proposta é do vereador Zélio dos Santos (PPS), que já sofreu um acidente de trabalho.

Continua depois da publicidade