Pelo menos 22 crianças morreram e mais de 25 pessoas foram hospitalizadas após comerem a merenda de uma escola pública primária no estado de Bihar, na Índia. De acordo com a BBC, a causa das mortes seria uma intoxicação alimentar provocada, provavelmente, pelo envenenamento de vegetais ou do arroz oferecido aos alunos.
Continua depois da publicidade
O jornal local The Times of India diz que 27 pessoas foram levadas em estado grave para um hospital da capital, Patna, incluindo uma das cozinheiras. Conforme relatos dos pais, as crianças começaram a passar mal depois de comerem a merenda oferecida nas escolas.
Após o incidente, o ministro do estado, Nitish Kumar convocou uma reunião de emergência e enviou uma equipe de especialistas forenses para a escola primária.
Mid-Day é o maior programa de alimentação do mundo
Continua depois da publicidade
O fornecimento de almoço através do programa Mid-Day existe desde 1925 no país, e tem como objetivo reduzir a fome e aumentar a frequência escolar. No entanto, muitas vezes a falta de higiene prejudica as refeições.
No caso de Bihar, uma autoridade local acredita que o envenenamento do arroz ou dos vegetais servidos tenha provocado a intoxicação alimentar nos alunos. Entretanto, médicos que atendem as vítimas em Patna suspeitam que óleo usado no preparo dos alimentos tenha causado as mortes. Amostras da merenda foram enviadas para laboratórios que devem divulgar nos próximos dias as causas da contaminação.
O Mid-Day atende a 120 milhões de crianças entre seis e 13 anos e está presente em 1,2 mil instituições.
Continua depois da publicidade