Os economistas do mercado financeiro mantiveram a previsão de que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduzirá nesta semana os juros básicos da economia brasileira. Dos atuais 9,25% ao ano, o índice cairia para 8,75%, segundo informou a autoridade monetária nesta segunda-feira, por meio do relatório de mercado também conhecido como Focus.
Continua depois da publicidade
A decisão sobre a taxa Selic será anunciada na próxima quarta-feira, após as 18h. Se confirmada a redução, a taxa de juros cairá, novamente, ao nível mais baixo já registrado. Os juros, que no final do ano passado estavam em 13,75% ao ano, vêm sendo reduzidos em 2009 devido aos efeitos da crise financeira internacional.
Segundo a previsão do mercado financeiro, este seria o último corte de juros do ano. A expectativa é de que a taxa Selic feche 2009 justamente em 8,75% ao ano. Para o fim de 2010, porém, o mercado prevê os juros em 9,38% ao ano – um aumento que ocorreria a partir de setembro.
Inflação
Na última semana, a expectativa de inflação para este ano – tendo por base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de referência para o sistema de metas de inflação – subiu de 4,5% para 4,53%. Para 2010, passou de 4,4% para 4,41%, conforme informou o BC nesta segunda-feira.
Continua depois da publicidade