Em 2021, a maior campanha promocional do varejo, a Black Friday, mostrou que o mercado rodoviário entrou de cabeça ao oferecer passagens de ônibus com descontos agressivos que chegavam a até 90%. Esperava-se que, em 2022, esta tendência se consolidasse e ajudasse a transformar o período em um alavancador de vendas para o final do ano (Natal e Réveillon) e as férias de janeiro.
Continua depois da publicidade
Neste ano, mesmo com muitas viações tradicionais oferecendo descontos na faixa dos 50% a 70% em algumas linhas (algo que as empresas digitais já vinham fazendo há alguns anos, especialmente na retomada pós-pandemia), a Black Friday não teve um impacto considerável no comportamento de preços do mercado rodoviário, apontam dados da plataforma BuscaOnibus, pioneira na comparação de preços que agrega informações de mais de 250 empresas do setor.
Passo a passo para fugir da alta da inflação e economizar na hora de viajar
Como destaca José Almeida, CEO e fundador do BuscaOnibus, a Black Friday não foi um ponto fora da curva porque “o mercado rodoviário já vem oferecendo promoções-relâmpago ao longo do ano e não é preciso de uma data especial para que consumidores encontrem descontos generosos. Especialmente quando o viajante faz pesquisa de preços com uma ou duas semanas de antecedência”.
Neste ano, o BuscaOnibus desenvolveu uma ferramenta que mostra todas as passagens promocionais no país entre sua base de dados. E mesmo algumas semanas após a Black Friday, é possível encontrar promoções em torno de 60% do valor “oficial” das passagens – confira no link.
Continua depois da publicidade
— O setor rodoviário está tão competitivo, trabalhando com precificação dinâmica como no aéreo, que hoje independe de uma Black Friday. Esta é uma tendência que devemos ver nos próximos anos — resume.
Como as viações estão competindo com as empresas tech rodoviárias
Outro ponto relevante é a diferença entre a maneira como as empresas rodoviárias tradicionais e as startups que atuam no mercado rodoviário buscam consumidores no digital. Na visão de Almeida, é praticamente inviável para as viações aplicarem descontos agressivos como fazem as empresas de tecnologia do setor, em função de custos fixos, manutenção, entre outros fatores. Em geral, as startups estão alavancadas por capital de investidores e conseguem oferecer promoções na faixa dos 70% a 90% como forma de ganhar mercado.
Quer viajar, mas não tem data definida? Saiba como economizar com pesquisa de datas flexíveis
— Por outro lado, se tornou comum nas viações tradicionais o uso de vouchers com descontos, seja na primeira compra, no app ou no site, além de ofertas em veículos premium como leito, semi-leito e cama. Essa competição normaliza as promoções no mercado ao longo do ano e enfraquece o resultado de uma mega promoção como a Black Friday — resume o CEO.
Mesmo com inflação, passagens em 2022 ficam abaixo dos valores de 2021
A pesquisa mostra ainda que, mesmo com uma inflação em torno de 6,52% nos últimos 12 meses (segundo o IGP-M), o valor médio das passagens rodoviárias oferecidas na Black Friday deste ano foi inferior ao registrado em 2021. Na data promocional deste ano (25.11), o valor médio das passagens rodoviárias pesquisadas foi de R$ 134,42 – uma redução de 7,5% em comparação com a média de R$ 145,57 oferecida aos consumidores em 2021.
Continua depois da publicidade
— O mercado rodoviário está cada vez mais competitivo e digital, o que permite às empresas utilizarem precificação dinâmica. Isso beneficia os consumidores que buscam passagens com antecedência nos canais online”, explica José Almeida — CEO do BuscaOnibus.
Que tal viajar pela América do Sul de ônibus? Confira dicas para planejar seu roteiro economizando
Neste ano, a empresa fundada em 2009 em Florianópolis criou uma ferramenta para que viajantes acompanhem as principais promoções do mercado rodoviário.
— Nossa intenção era mostrar as melhores promoções na Black Friday, mas notamos que o setor hoje não depende de uma ação promocional específica para oferecer descontos generosos aos viajantes — comenta.
Para quem vai viajar de ônibus no final de ano e nas férias de janeiro, a dica é acompanhar com antecedência o comportamento dos preços, já que é possível encontrar promoções relevantes para períodos como o primeiro dia do ano, período em que as rodoviárias ficam lotadas. Viagens de Curitiba e Joinville (SC) rumo a São Paulo no 01/01, por exemplo, estão com descontos superiores a 40%, de acordo com a pesquisa da plataforma.
Continua depois da publicidade
Sobre o BuscaOnibus
A dificuldade de encontrar informações sobre como viajar de ônibus pelo Brasil, pesquisar e comprar passagens online foi o ponto de partida para a fundação do BuscaOnibus em 2009, em Florianópolis (SC), primeira plataforma de comparação de preços no mercado rodoviário e de outros modais no país. Hoje, a empresa agrega informações de mais de 250 viações e soma mais de 600 milhões de pesquisas – com esta capilaridade, se tornou um alavancador de novos negócios de transporte e turismo, como atestam parceiros como ClickBus, De Ônibus, Quero Passagem, Buson, Blablacar, entre outros.
Depois de se consolidar com o serviço de comparação de passagens no Brasil, o BuscaOnibus vem desenvolvendo um serviço de inteligência de dados (Business Intelligence) para empresas do setor.
Confira as melhores ofertas de passagem no maior comparador do Brasil. Clique aqui e acesse BuscaOnibus.
Leia também
Como encontrar passagens mais baratas na hora de viajar? Confira dicas
Para onde viajar no Brasil? Confira dicas de roteiros culturais para fazer pelo país
Site comparador de viagens ultrapassa 600 milhões de pesquisas por melhores preços de passagens