Pela oitava vez consecutiva, analistas de instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central (BC) revisaram para baixo a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. A projeção passou de expansão de 2,18%, na semana passada, para 2,05% hoje, conforme dados do boletim Focus divulgado nesta manhã.
Continua depois da publicidade
Essa estimativa é menor do que a do BC, revisada na semana passada de 3,5% para 2,5%. Já o Ministério da Fazenda mantém a expectativa de que a economia crescerá, este ano, acima da expansão de 2,7% registrada no ano passado. Para 2013, a projeção dos analistas do mercado financeiro é que o PIB cresça 4,2%.
Com atividade econômica em ritmo mais fraco, a expectativa é que a taxa básica de juros, a Selic, chegue ao final de 2012 em 7,5% ao ano. Atualmente a Selic está em 8,5%, o menor nível desde que a atual política monetária foi adotada, no início de 1999. Para 2013, no entanto, a previsão dos analistas é que a Selic volte a subir e chegue ao final do período em 9% ao ano.
Quanto à inflação, a expectativa dos analistas é de que continue em queda. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu pela sétima vez seguida, ao passar de 4,95% para 4,93%. Para 2013, foi mantida a estimativa de 5,5%.
Continua depois da publicidade