Uma vistoria no Mercado Público de Florianópolis foi marcada para a próxima terça-feira (19) pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A ação aconteceu após um princípio de incêndio no local registrado na sexta-feira (15). A fiscalização acontecerá na mesma data em que está marcada uma reunião de urgência entre o órgão e a prefeitura.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Segundo o promotor Daniel Paladino, a vistoria é uma ação imediata do MP ao segundo princípio de incêndio registrado no Mercado em pouco mais de dois meses.
— Isso é agravado pela inoperância da central de alarme, que justamente por não estar funcionando não detecta esses princípios de incêndio — afirmou.
Em setembro, o MPSC chegou a recomendar o fechamento do Mercado Público por falta de segurança. O órgão apontou problemas hidráulicos e elétricos na central de alarmes contra incêndio; falta de alvarás dos bombeiros e de manutenção no telhado retrátil.
Continua depois da publicidade
O alvará de funcionamento foi regularizado ainda em setembro pela prefeitura. Contudo, ajustes no sistema de incêndio ainda estavam pendentes na época da liberação.
Para Paladino, o funcionamento pleno do sistema é essencial para evitar um “cenário caótico”, como o do incêndio que atingiu a ala Norte em 2005.
— Nós pretendemos focar na terça-feira na colocação do funcionamento imediato da central de alarme de incêndio, sob pena de termos que tomar outras medidas — pontuou.
Leia também
Motorista que invadiu shopping em Florianópolis é liberado da prisão sob fiança de R$ 5,5 mil
Continua depois da publicidade
Ocupação nos ônibus da Jotur será fiscalizada pelo Procon na Grande Florianópolis
Segurança escapa por pouco de carro que invadiu shopping em Florianópolis; vídeo