Os novos decretos com restrições, anunciados por cidades como Blumenau e Indaial por conta da pandemia do novo coronavírus, determinam que somente uma pessoa por família pode entrar em supermercados. O principal objetivo das autoridades é evitar aglomerações desnecessárias. Muitas pessoas, porém, ignoram essas regras e usam do “jeitinho” para entrar nos estabelecimentos, o que motiva um apelo do vice-presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o Vale do Itajaí, Osnildo Maçaneiro.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Segundo Maçaneiro, muitas pessoas chegam juntas ao mercado, se separam na fila de entrada, e se encontram novamente dentro das lojas. Em reuniões nesta semana, associados teriam dito que o problema é comum e que temem possíveis punições por parte do poder público. Isso porque os estabelecimentos que permitirem o acesso de mais do que uma pessoa por família poderão ser fechados por até sete dias, conforme decreto publicado, por exemplo, pela prefeitura de Blumenau. Osnildo, que também é presidente executivo da Cooper, faz um apelo:
— Nesses casos nós fazemos a abordagem, orientamos as pessoas quanto ao decreto. É um dilema, claro. Nunca pensei que ia viver para dizer a um cliente “olha, amigo, você não pode entrar na minha loja”. Mas o momento é diferente e a população tem que entender que não é o supermercado que não quer atender. Em alguns lugares, ir ao mercado vira passeio. Pelo menos agora, mercado não é lugar para passear. Não é o momento — ressalta Maçaneiro.
O vice da Acats complementa:
Continua depois da publicidade
— A orientação que temos é para chamar Defesa Civil e Polícia Militar caso situações como essas ocorram. Os mercados não querem parecer hostis, mas as pessoas têm que ter equilíbrio emocional para entender que tudo isso é melhor para elas.
Vale lembrar que as regras anunciadas estão em vigor por prazo indeterminado. Além da possibilidade de interdição de lojas, o decreto também prevê que os responsáveis por estabelecimentos que desrespeitarem as normas poderão responder por crime contra a saúde pública.
Blumenau vai multar pessoas sem máscara nas ruas
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), anunciou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (1º) que o município vai multar pessoas que estiverem sem máscara nas ruas da cidade. A medida ocorre por conta do desrespeito de parte da população às medidas de distanciamento. O uso do equipamento de proteção individual, vale destacar, já é obrigatório desde abril, porém não havia punição para aqueles que fossem flagrados sem.
Coronavírus em Blumenau
Conforme dados da prefeitura, nesta quarta-feira (1º) subiu para 2.660 o número de casos do novo coronavírus em Blumenau. Foram 85 novos diagnósticos positivos em relação ao dia anterior. Desses, 1.172 estão em tratamento, sendo 14 em unidades de terapia intensiva (UTIs) e 11 em leitos de enfermaria. A cidade soma, ainda, 10 mortes pela Covid-19 e 1.452 pacientes considerados recuperados da doença.
Continua depois da publicidade