Quem passa pelas ruas da Grande Florianópolis pode constatar o crescimento na oferta de imóveis. A quantidade de prédios novos impressiona até mesmo quem atua há anos no segmento. O diretor da Ibagy Imóveis, Leandro Ibagy, que trabalha no setor desde 1980, diz que pela primeira vez a imobiliária tem mil imóveis disponíveis para locação ou venda nas cidades da região.
Continua depois da publicidade
– Este momento singular no mercado imobiliário é importante para estabilizar os preços e favorecer o locatário, que poderá encontrar imóveis que atendam exatamente àquilo que está procurando – explica.
Levantamento da Rede de Locações Catarinense nas 16 maiores cidades do Estado retrata essa realidade. Houve um aumento de 21% na oferta de imóveis nos últimos 12 meses. A demanda não ficou para trás e registrou um acréscimo de 17,5%. Ele explica que os números demonstram estabilidade do setor e dos valores do aluguel.
– O aumento no aluguel no último ano ficou em torno de 7%. Em alguns casos, como das salas comerciais, o preço nem acompanhou o índice de inflação e se manteve estável.
Continua depois da publicidade
Para o gerente comercial da Dalton Andrade, Eduardo Bortolato, esse crescimento na oferta de imóveis trouxe resultados positivos para a imobiliária, com crescimento de 60% no volume de vendas no primeiro quadrimestre. O maior percentual de vendas e locações de imóveis ainda é para a região central de Florianópolis, porém, o Norte da Ilha e a região continental tiveram incremento.
Quem também comemora o aquecimento do mercado imobiliário é o advogado Paulo Freitas, que adquiriu imóveis para locação na Capital. Segundo ele, trata-se de um investimento para o futuro, pois há muita valorização em Florianópolis. Atualmente todos os seus imóveis estão alugados. O último que vagou demorou cerca de 15 dias para ter um novo locatário.
– A alteração na lei de locações trouxe mais segurança para o locador em relação ao inadimplente, o que contribuiu para o aumento da atividade – diz Freitas.
Continua depois da publicidade
Imobiliária deve reforçar quadro de funcionários
O gerente comercial da Giacomelli, Marcelo Bonassis, afirma que o volume de locações aumentou de 10% a 15% neste quadrimestre em relação ao mesmo período de 2012. E a expectativa é de que o crescimento seja ainda maior no restante do ano.
– Estamos aumentando o quadro de corretores para atender à demanda. Talvez tenhamos de duplicar o número de profissionais – afirma.
::O que está em alta
Apartamentos de dois dormitórios
Há grande oferta e procura por salas comerciais de até 50 metros quadrados
A demanda por salas comerciais maiores, de até 150 metros quadrados, está em ascensão
Os bairros mais requisitados são Centro, Trindade (e demais bairros que cercam a Universidade Federal de Santa Catarina) e Itacorubi
Continua depois da publicidade
João Paulo, Coqueiros, Estreito, Balneário e Kobrasol (São José) têm procura crescente.
A hora é de negociar. Com grande oferta de imóveis para comprar e alugar, o consumidor tem mais possibilidade de negociar valores e descontos.