Para quem pensa sobre uma atuação forte do mercado financeiro, a primeira lembrança pode ser da famosa avenida Faria Lima, em São Paulo, que contempla uma boa parte das corretoras, casas de análises de investimentos, escritórios de grandes bancos e instituições financeiras relacionadas a esse segmento. No entanto, desde a entrada de maior número de investidores na bolsa de valores brasileira – processo que iniciou quando a taxa de juros chegou à mínima histórica no Brasil em 2% – as iniciativas vão na direção da descentralização, o que contempla o mercado em Santa Catarina. Investimentos não ocorrem somente na Faria Lima e no Leblon!

Continua depois da publicidade

A atuação fora de grandes eixos, como o caso de São Paulo, pode não parecer tarefa fácil, mas a demanda crescente de profissionais com atuação mais próxima dos novos investidores, que não estão situados somente no estado paulista, fez com que a região criasse internamente esse nicho de mercado e buscasse, dentro e fora dele, novos profissionais.

Esse foi o caso da EQI Investimentos, com escritórios pelo litoral catarinense, incluindo Florianópolis, Balneário Camboriú, e Chapecó no interior de Santa Catarina,, além da renomada Faria Lima, em São Paulo, Cuiabá, Manaus, Belo Horizonte, Maceió e Brasília. A expansão do mercado de capitais foi o catalisador para um crescimento acelerado da corretora.

A empresa passou a adotar estratégias de casas de análises na chamada EQI Research, além de gestora, a EQI Asset, devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e já firmou parcerias com empresas como o Mercado Bitcoin, voltada a criptoativos, Avenue, que consolida expertise no mercado internacional, entre muitas outras. Mas um dos passos mais robustos foi dado recentemente, quando abriu escritório nos Estados Unidos, apostando na diversificação das bolsas de valores mais famosas do planeta, as de Wall Street. A nova filial sediada em Miami deve atender clientes residentes brasileiros nos EUA e, posteriormente, expandir a atuação para latino-americanos lá sediados e também para cidadãos americanos. A expectativa da EQI é conquistar mais de 1 bilhão de reais, ou 200 milhões de dólares no mercado americano no curto e médio prazos.

Entre os pilares, está a formação profissional

Para consolidar a presença local e internacional e oferecer produtos e serviços aos seus clientes, que confiam bilhões sob custódia, a EQI atua no cadastramento de assessorias de investimento em sua plataforma, com parceiros espalhados por todo o país – o que demanda gestores, analistas e assessores de investimentos devidamente capacitados.

Continua depois da publicidade

Em sua base própria, a EQI conta hoje com mais de mil profissionais e investe forte na formação destas pessoas, especialmente dos assessores. Buscamos fomentar novas oportunidades e valorizar os que querem crescer conosco, em suas áreas de apoio e na assessoria de investimentos – destaca Felipe Matricardi, head de People da empresa

De acordo com Felipe, o desafio hoje é formar a quantidade de profissionais necessária no mercado financeiro e para o mercado financeiro, com qualidade, estando fora do eixo das grandes capitais, em uma localidade onde o que prevalece é o turismo e a construção civil. “Superamos o desafio de conquistarmos o título de corretora de valores, contando com profissionais que, em sua maioria, foram formados pela própria empresa. Investimos no desenvolvimento interno e formamos grandes profissionais. Nossos assessores são os que mais produzem e melhor atendem os clientes no mercado”, revela.

Assim, a formação de profissionais é um dos pilares da companhia, a maior parte deles treinados dentro da própria empresa. Com um programa de formação de assessores próprio, a falta de colaboradores que possam oferecer aos clientes as estratégias mais assertivas para otimizar os lucros não é uma desculpa. “O programa de capacitação da EQI capacita profissionais do zero, desde aspirantes a assessores, até que eles possam se tornar profissionais de fato. Contamos com plano de carreira diferenciado, programa de participação nos lucros e outras estratégias de valorização, que são apenas alguns dos ingredientes de nossa receita de sucesso”, completa.

Hoje, são atendidos clientes pessoa física e jurídica de todos os nichos, sem alocação mínima. A expectativa da companhia é atingir em torno de R$50 bilhões sob custódia até o final deste ano.

Continua depois da publicidade

Sobre a EQI Investimentos

O grupo EQI Investimentos foi fundado no ano de 2008 no estado catarinense, e conta hoje com o BTG como sócio minoritário. Com atuação em sete estados e mais de 67 mil clientes ativos, hoje o montante de alocação soma cerca de R$27 bilhões de ativos sob custódia. Ao todo, são 27 unidades de escritórios de agentes autônomos do grupo.

A empresa iniciou sua atuação na forma de assessoria de investimentos, mas obteve licença no ano passado para iniciar as operações como corretora. A adesão ao mercado dos EUA foi efetuada em 2024 com a aquisição de uma RIA (Registered Investment Advisor), um consultor de investimentos ou uma empresa que fornece aos clientes assessoria financeira. A RIA possui certificação da Securities and Exchange Commission (SEC), equivalente à CVM, mas no mercado americano.

Entre os planos futuros, está a expansão para outros países, incluindo a Europa, possivelmente Portugal, para referendar o processo de internacionalização da companhia.

Saiba mais no site da EQI Investimentos.