Só nos quatro primeiros meses deste ano a Caixa Econômica Federal aprovou mais financiamentos do que em todo o ano passado. Foram 156 contratos em 2015, que somam R$ 28,2 milhões em transações e, segundo o banco, já superam em R$ 10 milhões os valores de 2014. Para o superintendente regional da Caixa, Renato Scalabrin, o crescimento na compra de imóveis é reflexo da oferta:
Continua depois da publicidade
– A primeira percepção que temos quando se fala em habitação é de que existem muitos projetos e empreendimentos prontos. Se nosso volume de contratação até abril foi superior aos outros anos é porque temos um mercado em plena produção e isso faz a oferta ser maior. Vivemos um momento diferente e a economia tem crescido menos, mas não dá para chamar de crise.
::: Saiba se o financiamento imobiliário ainda é uma boa opção para quem quer comprar a casa própria
::: Fenahabit reúne 86 expositores e segue até domingo na Vila Germânica, em Blumenau
Continua depois da publicidade
A presidente do Sindicato de Habitação de Blumenau e região (Secovi), Soraia Vasselai, afirma que o mercado imobiliário passa por uma adequação e reitera a boa fase do setor ao explicar que a compra da casa própria começou tímida, mas nos últimos anos as pessoas descobriram que é fácil ter acesso aos financiamentos.
– Modificamos a forma de aquisição nos últimos anos e, apesar de lento, o mercado segue ativo. A alta no número de contratos é só o andamento de algo que já tinha começado anos atrás. Podemos fazer uma leitura positiva neste momento porque o mercado entende o que está acontecendo – explica Soraia.
> Confira a tabela com os percentuais de financiamento