Carros de até R$ 200 mil vendidos em loja de roupas, automóveis que podem chegar a R$ 1 milhão e iates que ultrapassam R$ 15 milhões. Focados no crescimento da classe AA, empresários têm investido no poder de compra do cliente da região de Balneário Camboriú. Só neste mês, a região ganhou uma loja da Mercedes e um classificados exclusivo para compra e venda de produtos de alto padrão.
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Aberta desde o início do mês na Avenida Osvaldo Reis, bem no limite entre Itajaí e Balneário Camboriú, a primeira concessionária Mercedes da região comercializou três carros só durante os primeiros dias de atendimento. Diretor do grupo DVA, que tem exclusividade sobre a marca em Santa Catarina, Paulo Toniolo Júnior, explica que era um vontade antiga da empresa inaugurar uma loja na região.
– Nós tínhamos o sonho de vir para cá e a necessidade dos clientes daqui também contribuiu – diz.
Uma das exigências da Mercedes é que sejam abertas concessionárias em cidades com mais de 300 mil habitantes, que não é o caso de Itajaí, onde a loja está localizada. Mesmo assim, devido ao poder aquisitivo do consumidor local, não foi preciso convencer a marca para se instalar na cidade.
– Nós queríamos abrir em Joinville e na região de Balneário Camboriú, então priorizamos Balneário Camboriú – destaca Toniolo.
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O mercado favorável se verifica segundo o diretor no crescente número de emplacamentos de carros de luxo na região. As regiões de Florianópolis e Blumenau são as que detém o maior número de emplacamentos no Estado e o Litoral Norte vem se aproximando muito dessas áreas. Por tudo isso, somente para a instalação da loja o grupo DVA investiu R$ 2 milhões.
A revenda conta com todo o serviço de pós venda e comercializa também veículos da linha Smart. Entre os expostos na loja estão modelos que chegam a custar mais de R$ 1 milhão, como o SLS AMG Roadster e o épico e SLS AMG Cupê asas de gaivota. Com portas que abrem na vertical, o modelo lembra os carros futuristas dos filmes dos anos 1980. Pela bagatela de cerca de R$ 700 mil é possível levar um para casa.
Mas além dos modelos que são o sonho de consumo de qualquer motorista, a Mercedes também trabalha com as demais linhas da marca, incluindo compactos e sedans igualmente luxuosos. As previsões do grupo DVA se confirmaram nesse primeiro mês.
A loja não revela números mas garante que negócios já foram fechados e que as perspectivas são otimistas. O objetivo é de que a loja de Itajaí venda 15 carros por mês e chegue até o fim deste ano vendendo 20.
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Carros em meio à roupas
Para também atender às necessidades do público AA, desde o fim de 2012 a Beach Boutique Avenue, localizada na Avenida Brasil, em Balneário Camboriú, mistura conceitos. Especializadas em moda masculina, a loja vende carros da marca Mini Cooper. Um modelo fica sempre em exposição e os clientes podem fazer seu pedido entre uma prova de roupa e outra.
O departamento de marketing da Beach Boutique informou que que parceria foi firmada para agradar os clientes que por ventura se interessem em comprar um carro, em contrapartida, muitas pessoas se tornam clientes depois de entrar para dar uma olhadinha no carro exposto em meio a peças de grifes como Calvin Klein e Armani Jeans.
O primeiro negócio envolvendo um Mini Cooper na loja foi fechado no dia do coquetel de inauguração. O comprador foi um cliente e desde então pelo menos outros dois foram vendidos. Os veículos são vendidos por encomenda e custam entre R$ 100 mil e R$ 200 mil. Também são comercializados motos BMW e acessórios das duas marcas. Além de bicicletas. As da BMW saem por R$ 18 mil.
Empresa lança classificados online de produtos de luxo
Com a ascensão dos chamados novos ricos, surge uma porção de pessoas com dinheiro para gastar e com novas necessidades de consumo. Esse público requer muitas vezes uma consultoria especializada. Em Balneário Camboriú, eles contam com as empresas do Royal Group, que oferecem diversos serviços para o público AA.
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O mais recente lançamento do grupo é um classificados online para compra e venda de iates, aviões, helicópteros, casas e carros de alto padrão. No royalboutique.com.br o usuário encontra aviões de até US$ 25 milhões e iates de 39 milhões de euros.
Além disso, é possível contratar os serviços de concierge em Florianópolis, Balneário Camboriú, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Miami, Paris, Nova Iorque, Ibiza e Mônaco. Diretor-geral do grupo, Bruno Pamplona, explica que as empresas trabalham com uma seleta cartela de 300 clientes, 80% deles são novos ricos.
Para bem atendê-los a Royal intermedia a compra de imóveis e veículos de alto padrão e presta serviços alugando carros e fornecendo desde babás a instrutores para passeios.
– Nós facilitamos a vida do cliente – diz.
Pamplona explica que a empresa nasceu em Curitiba, mas o empresário se viu obrigado a abrir um escritório em Balneário Camboriú devido ao poder aquisitivo do público local.
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– Com essa escalada das classes sociais nós temos 6 milhões de pessoas no Brasil consumindo produtos de luxo. Então, o público é grande – afirma.
O empresário explica ainda que para ser considerado de alto padrão e fazer parte do classificado, o produto precisa muito mais do que ser caro. Segundo ele, o luxo tem relação com exclusividade, itens personalizados, acabamento e refinamento.
Crescimento na venda de carros deve continuar
Presidente da Federação Nacional de Veículos Automotores no Estado (Fenabrave-SC), Ademir Saurin, acredita que o crescimento na venda de veículos de alto padrão vai continuar forte em Santa Catarina pelo menos pelos próximos cinco anos. Especialmente com a instalação da fábrica da BMW no Norte do Estado.
A expectativa, segundo ele, é de que o crescimento anual na venda de carros seja de 5% a 6% nos próximos anos. Esse incremento deve refletir no Litoral Norte. Saurin explica que o Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis somam o terceiro melhor mercado do país em venda de veículos, atrás apenas de Brasília e São Paulo.
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Com muitos dos clientes dessas regiões passam férias, ou tem casa nas praias do Litoral Norte, a região também acaba ganhando clientes.
– O poder aquisitivo tem crescido muito pela grande oferta nas empresas de software, com isso a renda aumenta bastante – completa.